Cotidiano

Alunos da rede estadual participam de programação especial no Dia Nacional da Poesia

‘Café Poético’ acontece às 16h, na videoteca do Palácio da Cultura Nenê Macaggi

Nesta segunda-feira, 14, no dia que se comemora o Dia Nacional da Poesia, o Governo do Estado realiza uma programação especial. Às 16h, na videoteca do Palácio da Cultura Nenê Macaggi, acontece o Café Poético com a presença de 80 alunos da rede estadual de ensino.

O Café Poético contará com a apresentação de três poetas convidados: Eliakin Rufino, que fará o lançamento com sessão de autógrafos do livro infantojuvenil, “Cavalo Selvagem”, o poeta Sérgio Murilo, e do poeta e conselheiro de cultura, Walber Aguiar.

Haverá um momento musical com a participação do cantor Halisson Crystian, mostra do Sarau da Escola Maria dos Prazeres Mota, apresentação da poesia de cordel e participação de alunos de São João da Baliza e estudantes com deficiência visual atendidos pela rede estadual de ensino.

PROLER

Além disso, durante o evento também será resgatado o Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler), que será retomado pelo Governo do Estado.

“A importância do Programa é o resgate do incentivo à leitura. É um projeto muito importante e vamos retorna com o Proler nas escolas. Não existe cultura, não existe educação, não existe formação de crianças, jovens e adolescentes se não trabalharmos com o incentivo à leitura. Um País que não lê, não escreve, consequentemente, não está apto a desenvolver nem educação, nem a cultura”, disse a secretária de Cultura, Selma Mulinari.

Ela ressaltou o baixo índice dos estudantes na prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano passado. “As crianças e os adolescentes estão mais voltadas para o computador, para os jogos eletrônicos. Voltadas cada vez mais para a internet, que é necessário, mas elas não podem perder o foco na questão da escrita e da leitura”, disse.

“Não significa a exclusão do mundo virtual. O aluno precisa saber ler para saber escrever. Só aumentamos o vocabulário de uma criança se ela ler”, disse, ao complementar que a leitura está atrelada à escrita.

A organização da ação é da Secretaria Estadual de Cultura (Secult), em parceria com a Biblioteca Pública e com o Comitê Proler.

Com informações da Secom