Conquistar o diploma de ensino superior é o sonho de muitos brasileiros, e a escolha de um curso é um dos maiores dilemas na vida de um jovem, uma vez que a profissão escolhida pode influenciar diretamente em seu futuro. Mas em alguns casos, essa escolha ocorre de forma natural, por consequência de acontecimentos da vida.
Farney Araújo é acadêmico do 5° semestre do curso de Bacharelado em Educação Física na UERR (Universidade Estadual de Roraima). Descobriu sua vocação após sofrer um acidente de trânsito, em 2016, e encontrar, no exercício físico, uma forma de se recuperar totalmente após a cirurgia. “No acidente, fraturei o ombro e precisei fazer a cirurgia de reconstrução. Após o procedimento cirúrgico fiquei muito tempo com o braço imobilizado, o que acarretou na perda basicamente de todos os movimentos do ombro. Por meio dos protocolos indicados e com o auxílio de um personal trainer, recuperei todos os movimentos. Foi um fator decisivo para cursar Educação Física”, relembrou.
Farney faz parte da primeira turma do curso de Bacharelado em Educação Física da UERR. A turma é de 2019, e agora ele terá a oportunidade de começar a demonstrar na prática conhecimentos e habilidades adquiridos em sala de aula, sob supervisão de um profissional de Educação Física registrado no CREF (Conselho Regional de Educação Física) durante o estágio. “Através das parcerias com as empresas será possível consolidar os conhecimentos adquiridos no decorrer do curso e estabelecer a relação entre teoria e prática. Há um campo muito vasto a ser explorado dentro da nossa região. A supervisão dos profissionais vai contribuir fortemente para uma atuação segura, nos preparando para os desafios que são enfrentados no cotidiano profissional, o que sozinho seria um pouco mais difícil”, pontuou.
Viviane Gomes também é aluna da primeira turma e conta que, apesar de sempre ter gostado de exercícios físicos, a paixão pelo esporte não ditou a sua escolha. “Pratico esporte há muitos anos, mas nunca imaginei cursar bacharelado na área. Queria fazer Licenciatura em História, mas por influência de uma amiga que já estudava Educação Física na UERR, e também pelo fato de o bacharelado possuir um mercado de trabalho bem amplo, acabei escolhendo o curso e não me arrependo”.
Com 50% do curso concluído, Viviane se diz animada para a fase prática dos estudos. “É uma boa oportunidade para nós, graduandos, conhecermos o mercado de trabalho, colocar o nosso conhecimento em prática, adquirir mais conhecimento, além de conhecermos as áreas dominantes do ramo esportivo em nosso estado”, completou.
O Estágio Supervisionado Obrigatório é requisito legal para obtenção do grau de Graduação de Bacharelado em Educação Física da UERR e, integraliza a carga horária obrigatória no currículo do curso. Este ano, a UERR firmou convênio com 12 campos de estágio, sendo sete na área de Saúde, quatro na área do Esporte e um na área da Cultura e Lazer.
Conforme a coordenadora do curso, Nilza Coqueiro Pires de Sousa, a disciplina de Estágio Obrigatório viabiliza o desenvolvimento de vivências em diferentes espaços de atuação do profissional em Educação Física. “A importância de os alunos participarem desses espaços, refere-se ao aprendizado em ambiente de prática real, pois permitirá intervir acadêmica e profissionalmente de maneira fundamentada e planejada, para atuar nos campos da prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, nas manifestações do esporte, da cultura e do lazer”, explicou. Ao todo, a UERR possui 70 alunos cursando Bacharelado em Educação Física, divididos em duas turmas. No segundo semestre de 2022, a instituição formará os primeiros bacharéis em Educação Física.
As empresas interessadas em firmar parceria com a UERR, podem entrar em contato com a Coordenação do Curso de Educação Física, enviando e-mail para: [email protected] ou pelo telefone 99159-9565.