Pais de alunos da escola estadual indígena Antônio Dias de Souza Cruz, localizada na comunidade Pium, na região do Tabaio, em Alto Alegre, denunciaram à FolhaBV a falta de manutenção da ponte sobre o igarapé do Pium, que dá acesso às casas da região. Por conta da estrutura precária o ônibus escolar não realiza a travessia e os estudantes precisam andar cerca de 10km para pegarem o transporte.
Em um vídeo gravado por duas mães de alunos e o Tuxaua da comunidade, Iracildo Macuxi, é feita a reclamação sobre a ponte, que não tem mantenção há mais de um ano e estrutura atual foi construída pelos próprios moradores. Dovaci Macuxi, uma das mães presentes do vídeo, relata que durante o inverno a comunidade fica isolada por conta do rio e da ponte não suportar a travessia.
“Aqui é arriscado, o ônibus aqui não passa e os alunos têm que caminhar 10 km de lá [da comunidade] até aqui para pegar o transporte. A obra dessa ponte foi feita pela comunidade. Eu como mãe, faço esse pedido ao Governo do Estado, ao secretário de obras para revitalizar essa ponte que é importante para a nossa comunidade”, explica a mulher.
Ainda segundo os denunciantes, os alunos passam mal no sol quente durante o trajeto até a ponte e alguns que estudam no período noturno na escola, teme por sua segurança, pois o trajeto é escuro e perigoso.
Ponte entrará na lista de prioridades da Seinf
A FolhaBV procurou o Governo do Estado para questionar sobre a reforma da ponte sobre o igarapé do Pium e por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinf), foi informado que a demanda será adicionada a lista de prioridades de pontes a serem atendidas pelo contrato de manutenção do estado.
Confira a nota na íntegra.
A Secretaria de Infraestrutura informa que o Governo de Roraima colocará a demanda na lista de prioridades de pontes a serem atendidas pelo contrato de manutenção de pontes do Estado.
Informa ainda que a equipe responsável pelos serviços em Alto Alegre está finalizando os trabalhos em outra ponte e assim que concluir, seguirá para realizar os serviços na ponte que passa sobre o igarapé Pium.
O Governo de Roraima ressalta que pontes em vicinais são de responsabilidade das prefeituras e intervém conforme disponibilidade orçamentária do Tesouro Estadual.
Procurado pela FolhaBV o prefeito de Alto Alegre, Wagner Nunes emitiu o seguinte posicionamento:
O transporte escolar municipal está rodando regulamente na Comunidade do Pium e até o presente momento nenhum aluno do município está tendo qualquer problema. Existem duas pontes sendo reformadas pelo estado e sabemos que uma de 25 metros está em fase final e outra deve iniciar pra semana logo em seguida, mas o transporte escolar do município não passa por essas pontes.