Cotidiano

Alunos de escola militarizada terão palestras sobre 'Voto Ético'

Também serão ministradas palestras sobre ‘Combate à Desinformação’, ‘Segurança da Urna’ e ‘Noções de Cidadania’

Dando continuidade aos projetos “Voto Ético” e “Conhecendo a Urna Eletrônica”, a Escola Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) irá promover na manhã desta quarta-feira (27), um ciclo de palestras para os estudantes do Colégio Militarizado Irmã Maria Teresa Parodi, localizado no bairro Cidade Satélite.

Os analistas judiciários do TRE-RR, José Maria Neto e Janice Bessa Leitão irão ministrar palestras sobre os seguintes temas: ‘Combate à Desinformação’, ‘Segurança da Urna’, ‘Noções de Cidadania’ e ‘Voto Ético nas Eleições’. O público-alvo são os alunos de 11 a 15 anos, dos 7.º , 8.º e 9º anos. No intervalo das palestras serão feitas dinâmicas e ginástica laboral. 

De acordo com o coordenador da EJE/TRE-RR, José Maria Neto, a divulgação desses projetos é muito importante diante da atual conjuntura política e, principalmente, da necessidade que as pessoas têm de esclarecer uma série de dúvidas sobre muitos conceitos relacionados ao processo político, desde a questão da segurança da urna, das Fake News e do processo eleitoral que acontecerá no próximo ano. 

“Trabalhar com esses jovens é essencial, para que eles tenham noções desses conceitos e possam crescer como cidadãos conscientes. A partir do ano que vem queremos estender essas palestras, também para os municípios do interior”, ressaltou Neto.

O professor Domingos Acelmo, gestor pedagógico da escola, destaca a importância da disseminação dos projetos da EJE/RR. “Esse bimestre nas disciplinas de História, das turmas do 7º ano matutino, abordamos sobre a transição da Monarquia à República no Brasil, e esse Projeto da Escola Judiciária do TRE vem enriquecer o tema, elencando a busca pela cidadania, através da eleição e da conscientização política que nossos alunos precisam ter nos dias atuais”.