Mais de 600 alunos da rede municipal de ensino de Bonfim, município a cerca de 120 quilômetros da Capital, devem receber atendimentos de saúde durante uma campanha nacional contra hanseníase, tracoma e verminoses promovida até o dia 29 de setembro.
A campanha, que teve início no dia 14, está sendo realizada nas unidades de ensino indicadas pelo município de Bonfim, após acordo prévio com o gestor da escola. A iniciativa tem como objetivo proteger crianças e adolescentes, além de alertar os pais e responsáveis sobre os principais sintomas dessas doenças.
Uma equipe composta por dois médicos, dois enfermeiros, dois técnicos de enfermagem, quatro agente comunitários de saúde, além do suporte de uma equipe da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) são responsáveis pelo atendimento dos alunos.
Conforme o coordenador de Atenção Básica Municipal de Bonfim, Jaber Vieira, a campanha também precisa ser realizada em parceria com os pais dos estudantes. “Os pais dos alunos precisam autorizar os seus filhos para que a gente possa avaliar cada um dos alunos. Até o momento já foram 280 alunos examinados e tivemos um caso de suspeita de hanseníase que foi encaminhada à unidade de saúde da sede do município”, explicou Vieira.
A previsão é que no ano que vem a campanha seja estendida em todo o território do Bonfim, principalmente nas vilas e comunidades rurais, com o objetivo de abranger mais crianças.