Cotidiano

Alunos entram para o 3º dia de protestos

Pais e alunos de três escolas estaduais cobraram melhoria no transporte escolar, na infraestrutura e no quadro de trabalhadores

Estudantes das escolas da rede estadual de ensino José de Alencar, Antônia Tavares da Silva e Padre Eugênio Possamai, no Município de Rorainópolis, Sul do Estado, realizaram uma manifestação na manhã de ontem. Ao saírem em passeata pelas ruas da cidade, os alunos cobraram melhorias na infraestrutura das escolas e melhor atendimento do transporte escolar oferecido pelo Governo do Estado.
Os estudantes empunhavam faixas e faziam gritos de protesto com o apoio dos pais durante a marcha. A reivindicação já dura três dias e foi iniciada para cobrar especificamente o transporte escolar nas 23 vicinais da região, conforme divulgou a Folha.
A mobilização ganhou corpo e posteriormente os manifestantes começaram a cobrar também melhoria na infraestrutura, maior quantidade de professores, zeladores e copeiros nas unidades escolares. Os organizadores informaram que as três unidades de ensino tiveram os portões trancados com cadeado pelos servidores para evitar a entrada dos manifestantes.
A Promotoria de Justiça da Comarca de Rorainópolis informou que vem acompanhando, de perto, os problemas referentes à educação daquele município, em especial referentes ao transporte escolar. Recentemente, o Ministério Público do Estado (MPRR) ajuizou uma ação civil com um pedido de liminar contra o Estado e o Município pedindo a manutenção do transporte escolar na região.
Segundo a denúncia dos moradores, além dos problemas nos ônibus, já houve casos em que a prestação do serviço foi suspensa por mais de 20 dias, além de adultos que não são alunos e que estavam sendo transportados junto com os estudantes da região.