Alunos da Escola de Educação Básica e Profissional Fundação Bradesco realizaram, ontem pela manhã e à tarde, uma visita às instalações do Grupo Folha de Comunicação. Eles percorreram as dependências e conheceram as etapas do processo de produção de notícias da Folha impressa e da FolhaWeb, além da Rádio Folha. Atentos às informações que recebiam, os estudantes de duas turmas do 5º ano do Ensino Fundamental fizeram perguntas e tiveram a oportunidade de vivenciar a rotina dos profissionais de imprensa.
A visita garantiu conhecimento aos 70 alunos, entre 10 e 11 anos de idade, para que possam aprimorar os trabalhos textuais que realizam na disciplina que estudam sobre noticiários. “Trabalhamos gêneros textuais de maneira concreta com a utilização de jornais e revista para análise em grupo e construção de notícias”, disse a professora Conceição Fontenele. Segundo ela, a partir desse estudo houve a necessidade de conhecer na prática os trabalhos em uma Redação de jornal.
“Eles já produziram matérias levando em consideração as regras do jornalismo”, comentou a professora. No setor comercial do veículo de comunicação, os alunos receberam orientações sobre marketing, com explicações dos métodos de divulgação de propagandas, tanto no imprenso como na Web. Conheceram também a diagramação do jornal e a dinâmica de divulgação de anúncios para negócios nos Classificados.
Na Redação da Folha, eles foram recebidos pelo editor-chefe Jessé Souza, quando aproveitaram para fazer perguntas e ouvir esclarecimentos sobre as etapas de elaboração das matérias e um pouco da história da Folha, que foi fundada em 1983. Os alunos souberam da importância de todos os profissionais, como motoristas, fotógrafos, repórteres, jornaleiros e outros que atuam para levar informações diariamente aos leitores.
O editor falou ainda da importância de checar as informações antes de serem publicadas e alertou aos estudantes sobre notícias inverídicas que são divulgadas na internet, principalmente nas redes sociais e WhatsApp. “O que é divulgado na internet nem sempre são informações confiáveis”, disse Jessé Souza ao frisar a importância de informar a sociedade com matérias de credibilidade.
Os alunos avaliaram a visita como produtiva e rica em informações sobre universo da comunicação. Eles demonstraram admiração pela profissão e outros até pensam em atuar na área. “Quero ser fotógrafo para sair por aí e tentar fotografar coisas interessantes”, disse o aluno Emanuel da Silva Lima de 11 anos. Já o estudante Mateus Rodrigues, também de 11 anos, disse que gostou de saber que as informações devem ser checadas. “Aprendi que é preciso saber se a notícia é verdadeira ou falsa antes de colocar no jornal”, afirmou.
A aluna Maria Luiza Borges, de 10 anos, comentou que aprendeu ainda mais sobre jornalismo. Disse que ficou impressionada em conhecer o estúdio da Rádio Folha. “Eu não imaginava que havia tantos equipamentos. Aprofundamos ainda mais nosso conhecimento sobre jornalismo. Passarei a ler mais notícias”, disse. (A.D).