Cotidiano

Ambulância tenta subir trecho da BR-174, mas lama impede; VEJA O VÍDEO

Obras na região estão paralisadas há mais de um ano, restando apenas 15 quilômetros para conclusão. DNIT afirma que a contratação da empresa para execução dos serviços está em andamento.

Uma ambulância tentou subir um trecho elevado da BR-174, sentido Pacaraima, mas não conseguiu por conta da lama gerada pelas chuvas no estado. O momento foi registrado em vídeo (veja abaixo).

As imagens mostram também uma carreta atravessada na pista e outro caminhão parado na subida. É possível ver ainda que a ambulância pertence ao governo de Roraima. Procurada, a Secretaria de Saúde (Sesau) informou que a ambulância estava retornando à Pacaraima após passar por manutenção em Boa Vista, e não levava nenhum paciente.

O trecho problemático fica entre a Vicinal Pedra Pintada e Pacaraima. Um total de 15 km que restaram após a obra ser paralisada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em março de 2022, a pedido do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Como divulgado pela Folha, a paralisação ocorreu após a descoberta de um sítio arqueológico na região das serras, em Pacaraima. Nas obras, pinturas rupestres históricas foram destruídas próximas à bica situada às margens da BR-174.

Em nota, o DNIT informou que “está providenciando a contratação de empresa especializada em serviços arqueológicos para acompanhamento da obra”. O Departamento disse ainda que até a conclusão do processo de contratação da empresa de arqueologia, vai usar o contrato de manutenção para garantir a trafegabilidade da rodovia, principalmente próximo a serra de Pacaraima.

“Neste Lote faltam apenas 15 quilômetros para conclusão do empreendimento, onde já foram feitos quase 100% dos serviços de contenções de encostas no trecho de serra, restando apenas os serviços de terraplenagem e pavimentação da pista. As obras estão com um percentual de conclusão de 84,19%, restando um saldo contratual de aproximadamente R$ 69 milhões”, disse. 

Também procurada, a Polícia Rodoviária Federal informou que está com equipes no local para orientar o trânsito.