Cotidiano

Anatel define novos limites de banda larga

Desde sábado, as operadoras são obrigadas a garantir 80% da velocidade contratada pelos clientes e 40% da velocidade de transmissão instantânea

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou, no dia 31, os novos limites mínimos de velocidade da banda larga fixa e móvel ofertadas pelas prestadoras do serviço. Conforme a nova medida, as operadoras deverão garantir, em média, 80% da velocidade contratada e 40% da velocidade na transmissão instantânea. As porcentagens valem tanto para uploads quanto para downloads.
Desta maneira, um cliente que contratou um pacote de 10Mbps, por exemplo, a velocidade mensal deverá ser de, no mínimo, 8Mbps. A velocidade instantânea, aquela aferida durante uma medição, deve ser de, no mínimo, 4 Mbps.
Em 2012, a Anatel passou a exigir das operadoras uma velocidade mínima. Na época, as prestadoras do serviço deveriam entregar 60% da velocidade contratada e 20% da velocidade na transmissão instantânea. Em 2013, estes percentuais subiram para 70% e 30% respectivamente. Os índices valem para a banda larga fixa e móvel.
Em Roraima, uma reclamação constante dos clientes que utilizam a banda larga fixa da Oi, única empresa que disponibiliza o serviço no Estado, é a oscilação na velocidade. A acadêmica de Direito Larissa Lima afirmou que nos horários de pico é praticamente impossível utilizar o serviço. “Meu pacote é de 10Mbps, mas acredito que nunca atinge essa velocidade. Nos dias de chuva, esse problema se agrava. Não consigo acessar nenhum site”, relatou.
O estudante Marcelo Moreira utiliza a internet móvel de duas operadoras. Ele afirmou que em determinados pontos da Cidade, não consegue conexão. “Nos momentos em que a gente mais precisa, a internet móvel nos deixa na mão. Só consigo conexão quando estou no Centro da cidade. Na minha casa, o sinal é muito fraco e as páginas não carregam”.
O analista de sistemas Kleber Lyra explicou que a velocidade contratada é fictícia. “Se você contratou um pacote de 10Mbps, não significa que essa será a sua velocidade constante. Esta é a velocidade máxima que você pode atingir. Agora, com a nova norma, a operadora é obrigada a fornecer 80% do valor contratado”, disse.
Conforme o analista de sistemas, a velocidade da conexão é inconstante devido ao número de usuários utilizando o mesmo link. “Imagine o link como se fosse um corredor. Todos os clientes passam por ele. Quando você está sozinho, pode andar à vontade, mas quando há mais pessoas, a trafegabilidade reduz”, esclareceu.
Lyra destacou que os clientes podem aferir a velocidade da conexão através de sites e aplicativos. “No site www.brasilbandalarga.com.br o cliente pode medir a velocidade da banda larga fixa. Já os usuários de banda larga móvel podem baixar o aplicativo da Entidade Aferidora da Qualidade da Banda Larga [EAQ], disponível para dispositivos com os sistemas operacionais Android e iOS”, disse ao ressaltar que, caso os limites definidos da Anatel não estejam sendo cumpridos, o cliente pode reivindicar melhorias junto à prestadora do serviço.
Operadoras comentam novos limites
As operadoras que atuam em Roraima comentaram os novos limites de velocidade estipulados pela Agência Nacional de Telecomunicações. A assessoria de comunicação da Claro informou que trabalha para expandir sua rede e oferecer a melhor experiência em serviços e produtos de telefonia móvel a todos os seus clientes em Roraima.
Em Boa Vista, a empresa diz que é líder de acessos nos rankings de voz e dados com 99,93% e 99,99%, respectivamente, de acordo com dados do aplicativo “Serviço Móvel”, lançado recentemente pela Anatel. O APP do órgão regulador permite que o cliente consulte a qualidade do serviço das operadoras de telefonia celular no Brasil.
VIVO – A Telefônica Vivo ressaltou que tem como prioridade oferecer serviços e atendimento de qualidade aos seus clientes em Roraima e em todo Brasil, assim como atender as regras estabelecidas pela Anatel. Em janeiro de 2014, a empresa afirmou ter aumentado em quatro vezes a capacidade da rede oferecida, proporcionando mais estabilidade nas ligações e maior velocidade de tráfego de dados em toda a região.
“A maior parte dos investimentos da Telefônica Vivo no País – R$ 24,3 bilhões entre 2011 e 2014 – destina-se para as áreas de rede, sistemas e outros itens da infraestrutura de telefonia móvel, incluída a implantação do serviço 4G, já concluída em 111 cidades do País, onde vivem cerca de 73,6 milhões de pessoas”, diz o e-mail enviado à Folha.
TIM – A TIM informou que está atenta à determinação de velocidade mínima de internet móvel da Anatel. A operadora disse que acompanha, com atenção, as medições da banda larga fixa e móvel realizada pela instituição, e reitera que está focada na melhoria do serviço em Roraima e em todo o Brasil, de forma a acompanhar o constante crescimento do tráfego de dados.
A companhia, no entanto, afirma que sabe que ainda há muitos esforços pela frente e espera uma melhoria gradativa, em linha com o seu investimento constante em projetos de infraestrutura e qualidade, que representam 90% do orçamento de R$ 11 bilhões da companhia para o triênio 2014-2016. Todo esse trabalho pode ser acompanhado pelos consumidores através do site Portas Abertas (www.tim.com.br/portasabertas).
OI – A Oi informou que investiu R$ 6 milhões em Roraima no primeiro semestre de 2014, valor que tem sido aplicado na expansão e na melhoria da qualidade dos serviços oferecidos pela empresa.
Informou que desde 2008 já investiu no Estado cerca de R$ 100 milhões e que está priorizando ações estruturantes em suas redes de telecomunicações, com foco no tripé Operações, Engenharia e Tecnologia da Informação, para melhoria da qualidade do serviço aos clientes de todas as regiões.
A companhia disse que implantou em Boa Vista, de janeiro a outubro desse ano, um novo site 3G e ampliou a capacidade de outros quatro sites 3G, além de ampliar oito sites 2G existentes, sendo sete deles em Boa Vista e um em Mucajaí. Os sites são locais, onde ficam as antenas que realizam a transmissão do sinal do telefone celular. Em Roraima, sete sedes municipais são atendidas com a telefonia móvel da Oi (Boa Vista, Caracaraí, Caroebe, Iracema, Mucajaí, São João da Baliza e São Luiz). A cobertura 4G da Oi atende atualmente 80% da Capital.
A Oi frisou ainda que implantou 4 mil portas de acesso à internet banda larga em Roraima de janeiro a setembro deste ano. As portas são equipamentos que permitem acesso à internet banda larga. No total, estão instaladas mais de 32,7 mil portas em todo o Estado. “A internet banda larga da Oi está presente em sete municípios roraimenses. Em Boa Vista, o serviço alcança 48 dos 50 bairros da Capital. Ainda neste mês de outubro, a Oi vai liberar, para comercialização, 750 novas portas de acesso à internet em dois bairros da Capital, Santa Teresa e 13 de Setembro”, informou. (I.S)