A população de Roraima sofreu novamente com a qualidade do serviço de Internet neste fim de semana por causa de um rompimento de fibra ótica na região que liga o Amazonas ao Pará, o que resultou em lentidão e instabilidade. Além de impedir momentos de lazer, a ausência do sinal também atrapalha o rendimento dos serviços das empresas e trabalhadores autônomos, que podem perder prazos de entrega e de envio de declarações.
O problema é que pela grande quantidade de reclamações e falta de soluções, a população acaba se habituando à má qualidade do serviço e esquece que pode tomar algumas providências e até algumas medidas de ressarcimento.
A principal delas é acionar a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que recomenda que os consumidores dos serviços de telecomunicação busquem o direito de registrar as reclamações contra as operadoras. Na lista de recomendações, a agência define até o passo a passo que deve ser executado pelos consumidores.
PASSO A PASSO – Em primeiro lugar, a Anatel recomenda que o consumidor fale antes com a sua operadora, anote e guarde o número do protocolo fornecido no momento do atendimento. Caso não haja resposta ou esta não seja adequada, o consumidor deve entrar em contato com a Anatel, através da central de atendimento 1331, que funciona das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira, nos dias úteis. O mesmo procedimento de anotar e guardar o número do protocolo fornecido deve ser adotado.
A partir daí, o consumidor tem cinco dias úteis para acompanhar o prazo para a resposta da operadora. Caso esta não responda ou envie uma resposta não adequada, o consumidor deve voltar a entrar em contato com a Anatel.
A agência diz ainda que as reclamações recebidas contra as operadoras facilitam e auxiliam a interação com as prestadoras de serviços de telecomunicações. “A Anatel monitora a quantidade e o motivo das reclamações contra cada operadora, o tempo que elas levam para responder e a qualidade das respostas para cobrar delas um nível de atendimento cada vez melhor”, destaca.
RECLAMAÇÕES – A partir das denúncias, a Anatel adota algumas medidas para facilitar a interação do consumidor com as operadoras de serviços de telecomunicações, atuar de forma preventiva ou mesmo aprimorar as regras existentes. A principal delas é exigir que as empresas respondam as reclamações registradas pelos clientes com qualidade e em até cinco dias úteis.
“Será a sua prestadora, e não a Anatel, quem irá tratar sua solicitação e lhe responder em até cinco dias úteis. Você pode acompanhar o andamento da solicitação pela internet, no site da Anatel, pelo aplicativo Anatel Consumidor ou ligando para o 1331”, afirma a Agência.
Outra ferramenta aplicada pela Anatel é monitorar a quantidade e o motivo das reclamações contra cada operadora, o tempo que elas levam para responder e a qualidade das respostas para cobrar delas um nível de atendimento cada vez melhor.
Com isso, a Agência passa a calcular e divulgar o ranking das operadoras através do Índice de Desempenho no Atendimento. Assim a população passa a saber como anda a qualidade do serviço e pode comparar as companhias, para assim escolher qual delas melhor atende a sua demanda. (P.C.)
Foto: Infográfico Anatel