Abastecimento

Aneel libera importação de energia venezuelana para Roraima

Roraima é o único estado brasileiro que não está conectado ao Sistema Interligado Nacional (SIN)

Os testes fazem parte da tentativa de importação de 15 megawatts (MW) da Hidrelétrica de Guri, em Santa Elena (VE), pela empresa Bolt Energy (Foto: Arquivo FolhaBV)
Os testes fazem parte da tentativa de importação de 15 megawatts (MW) da Hidrelétrica de Guri, em Santa Elena (VE), pela empresa Bolt Energy (Foto: Arquivo FolhaBV)

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, nesta terça-feira (19) a retomada da importação de energia elétrica da Venezuela para o estado de Roraima. Roraima é o único estado brasileiro que não está conectado ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Para facilitar esta importação, serão utilizados recursos da Conta de Consumo de Combustíveis (CCC).

Esta ação marca o fim de um hiato de quatro anos na importação de energia elétrica do país vizinho, sendo um passo essencial para que o Brasil possa reiniciar suas operações de importação de energia com a Venezuela. A medida adotada pela Aneel visa assegurar o fornecimento de energia contínuo e estável para Roraima.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



“É de responsabilidade da Aneel autorizar o enquadramento dos empreendimentos na sub-rogação dos benefícios do rateio da CCC [Conta de Consumo de Combustíveis] e os respectivos valores a serem reembolsados pela Câmara de Comercialização de energia Elétrica (CCEE). Durante a deliberação do tema, em reunião extraordinária, a diretoria colegiada da Aneel aprovou ainda as condições de acesso ao sistema elétrico brasileiro por parte da Âmbar Comercializadora de Energia, agente autorizado pela Ministério de Minas e Energia (MME) a importa energia proveniente da Venezuela. A deliberação estabelece os encargos relacionados à conexão e uso das instalações de transmissão em Roraima”, disse a agência em comunicado.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.