Cotidiano

Animais estão sendo envenenados em diversos bairros da Capital

Por conta do caso de raiva humana, registrado em maio, pessoas estariam envenenando animais de rua e domésticos

Em Boa Vista, até os animais que vivem na rua e os domésticos estão sofrendo com a violência humana. Muitos deles estão sendo envenenados por pessoas desconhecidas, o que tem deixado os moradores da cidade preocupados. Conforme a Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses da Capital, quem for flagrado efetuando o crime será penalizado com multa e detenção de três a 12 meses.

“Após o caso de raiva humana, que ocasionou a morte do jovem que contraiu a doença, podemos notar que mais animais aparecem mortos nas ruas. Quando vou de casa para o trabalho, percebo que o número de gatos mortos, por exemplo, aumentou muito e o fato tem acontecido constantemente. Os moradores sabem que isso está acontecendo porque, infelizmente, estão envenenando os animais”, relatou a empresária Nicole Lima, que reside no bairro Buritis.

O bairro Centenário, também na zona Oeste, passa pelo mesmo problema. Um morador, que preferiu anonimato, disse que as pessoas que cometem o crime deveriam ter respeito pelos animais. “Acho uma total falta de humanização. Os cidadãos deveriam ter mais consciência e ter mais amor em relação a esses bichos. Afinal, é mais importante vacinar do que matar”, argumentou.

O diretor da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses, Rogério Lima, se posicionou contra crimes aos animais. “A questão de envenenamentos de animais foi decorrente do caso de raiva humana que aconteceu há alguns meses. As pessoas acham mais fácil envenenar o animal em vez de trazê-lo para vacinar. É uma situação complicada, em que o ser humano deveria ter consciência. Afinal, a vacina é 99,9% eficaz. É uma certeza de que o animal não vai adoecer”, complementou.

Segundo ele, é uma situação muito triste e considerada uma ação criminosa. “É algo totalmente errado, que se enquadra na lei de Crimes Ambientais, que determina a quem praticar ato de abuso, maus tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos, nativos ou exóticos será penalizado com multa e detenção de 3 meses a um ano”, informou Lima.

Este ano, a instituição já atingiu mais de 90% da meta de vacinação. “Até o momento, mais de 27 mil animais já foram vacinados na Capital, o que representa 92% da meta, que é de 28 mil. A campanha de vacinação é uma ação continuada e o próximo passo é alcançar a zona Rural. A previsão é que as atividades comecem em breve”, afirmou.

Lima disse ainda que as pessoas que souberem de animais que não estão vacinados devem informar à Unidade de Zoonoses. “A gente pede para que as pessoas tenham um pouco mais de conhecimento e entrem em contato conosco que estaremos averiguando a situação para tentar resolvê-la. Esse é o nosso papel. Estamos à disposição para ajudar a sociedade”, afirmou.

A unidade fica localizada na Avenida Centenário, 469, bairro Centenário, e atende à população, fazendo a imunização dos animais, das 8h às 18h. “As pessoas que têm muitos animais, de sete a dez ou mais, podem ligar para a instituição, pelo número telefônico 3224-1023 ou através de denúncia pelo 156, que iremos buscá-los em domicílio para a efetivação da imunização”, concluiu. (B.B)