Imagens de animais mortos por consequência das frequentes queimadas corridas nos últimos meses em Roraima, tem circulado nas redes sociais e chocado a população.
Na mais recente, divulgada esta tarde na internet, mostra uma paca vítima da ação do fogo que devastou seu habitat, no município de Iracema.
O animal estava ferido pelo fogo e sujo de sangue e seguiu em direção oposta ao incêndio em uma estrada próximo a vila de Campos Novos.
A situação gerou alguns comentários nas redes sociais: “imaginem o que tem de animais silvestres mortos em meio ao fogaréu que vem assolando o interior”. “Essa tragédia tem destruído parte da biodiversidade de Roraima”.
Quando a mata fica toda queimada, a reprodução dos animais corre risco. As aves, por exemplo, podem perder a referência nas árvores para fazer os ninhos, o que causa impacto ambiental.
Os biólogos contam que com a aproximação da primavera, os animais já começam a se preparar para o período de reprodução.
Por isso, as queimadas além de matar os animais, prejudicam as futuras gerações da fauna da região.
Sobre a situação, a Companhia Independente de Policiamento Ambiental da Polícia Militar (Cipa) disse que está atuante no combate aos focos de incêndios em diferentes regiões do Estado com apoio do Corpo de Bombeiros e da Fundação do Meio Ambiente (FEMARH).
E ressaltou que a população pode fazer sua parte denunciando este ato criminoso, pois a autorização para queima está suspensa.