A antiga guarita destinada à ciclo-patrulha da Guarda Civil Municipal, no Centro Histórico de Boa Vista, em frente à Igreja Matriz, há tempos está abandonada. Sem supervisão e inutilizada desde a inauguração de um novo espaço na Orla Taumanan, o local agora é frequentado por marginais e usuários de drogas, causando insegurança à população.
Um policial civil, que preferiu não se identificar, relatou que a antiga guarita está tomada por lixo, pedaços de cigarros e resquício de drogas. “Latinhas utilizadas para o consumo de crack tomam conta do lugar. Às vezes o espaço é utilizado por moradores de rua, que fazem suas necessidades fisiológicas ali dentro mesmo. Quem chega perto, sente o fedor”, disse.
Uma autônoma que trabalha em um dos quiosques da praça de artesanatos relatou que às vezes fecha as portas antes das 20 horas, temendo a ação dos marginais. “Uma vez um deles me pediu dinheiro e eu disse que não tinha. Então ele me seguiu até o terminal. Só fiquei tranquila depois que subi no ônibus”, afirmou.
Ela frisou ainda que a falta de segurança naquele espaço espanta os clientes. “As pessoas deixam de vir ao meu quiosque, com medo, devido à falta de iluminação e segurança. Alguns até evitam passar perto desta guarita, pois os marginais que ficam lá dentro fazem barulho e assustam quem passa por perto”, pontuou.
OUTRO LADO – A Prefeitura de Boa Vista informou, por meio de nota, que a Guarda Civil Municipal tem um policiamento fixo na Orla Taumanan, além de patrulhamento feito por viaturas nesse local. Informou ainda que irá reforçar a ação nos locais citados, atendendo a demanda da população.
Sobre a guarita em frente à igreja Matriz, a prefeitura informa que ela será reutilizada para outra finalidade. Reforçou ainda que todas as praças estão recebendo um novo posto de vigilância da Guarda Municipal, inclusive a Orla Taumanan. As praças que ainda serão entregues também contarão com um posto guarda, levando mais segurança à população. (I.S)