O ano de 2020 foi atípico, sobretudo, por causa da Covid-19, que já registrou mais de 7 milhões de casos no Brasil e deixou cerca de 190 mil mortos. Até a última terça-feira (22/12), o Metrópoles havia identificado que, ao menos, 140 autoridades públicas dos Três Poderes – sem contar com prefeitos e vereadores dos mais de 5 mil municípios do país – já testaram positivo para o novo coronavírus.
Nesses nove meses da decretação do estado de calamidade pública no Brasil, a lista é extensa – inclui chefes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de ministros, governadores e parlamentares de diversos partidos e estados.
Executivo
Além do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), que minimizou os efeitos da Covid-19 e negou a gravidade da pandemia, 14 ministros do seu governo já foram contaminados, o que representa 60% das 23 pastas.
Os ministros contaminados foram André Mendonça, da Justiça; Augusto Heleno, do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); Bento Albuquerque, de Minas e Energia; Eduardo Pazuello, da Saúde; Fábio Faria, das Comunicações; Jorge Oliveira, da Secretaria-Geral da Presidência; Luiz Eduardo Ramos, da Secretaria de Governo; Marcos Pontes, da Ciência e Tecnologia; Milton Ribeiro, da Educação; Onyx Lorezoni, da Cidadania; Wagner Rosário, da Controladoria-Geral da União (CGU); e Walter Braga Neto, da Casa Civil.
*Fonte: Metrópoles