Aos 32 anos, assistente administrativo recebe 1ª habilitação pelo CNH Cidadã

Ela foi uma das 43 pessoas contempladas pelo programa CNH Cidadã que receberam o documento nesta quarta-feira, 18

Rosana Fernandes realizou todo o processo em Iracaema, onde reside (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
Rosana Fernandes realizou todo o processo em Iracaema, onde reside (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Rosana Fernandes, de 32 anos, pôde segurar, pela primeira vez, sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Ela foi uma das 43 pessoas contempladas pelo programa CNH Cidadã que receberam o documento nesta quarta-feira, 18, durante uma cerimônia.

A assistente administrativo afirmou que, apesar de conduzir uma motocicleta, ainda não tinha iniciado o procedimento para ter a CNH por questões financeiras. A moradora de Iracema realizou todo o processo, como aulas, exames médicos e provas, no município.

“Hoje em dia, é muito difícil conseguir reservar R$ 2 mil para tirar a CNH, é muito caro. Ainda mais para quem ganha um salário mínimo, tem filho para criar e paga as contas de casa, é bem complicado. Agora eu vou andar de moto tranquila, sem medo de me pegarem. Espero que me parem agora só para eu poder mostrar minha CNH”, relatou Rosana.

A iniciativa do Departamento Estadual de Trânsito de Roraima (Detran-RR) fornece capacitação de novos condutores de forma gratuita. O projeto visa entregar 2 mil habilitações e tem como público-alvo pessoas de baixa renda.

Diretor do Detran-RR, Gueres Mesquita (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

É concedida a CNH nas categorias A, B e AB, desde que comprovem atender a algum dos critérios exigidos pelo programa. Conforme o diretor do Detran-RR, Gueres Mesquita, outras 96 pessoas estão com o processo em andamento para conseguir a habilitação, que deve ser entregue em janeiro de 2025.

“Ainda não temos previsão para abrir uma nova seleção, mas será quando concluirmos a entrega das 2 mil CNHs. O projeto também incentiva que os condutores saiam da ilegalidade. A infração por falta de CNH é uma das que mais ocorre no estado”, afirmou Gueres.

Governador Antonio Denarium na cerimônia de entrega das CNHs (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

O governador Antonio Denarium (Progressistas) ressaltou que o projeto incentiva a inserção do indivíduo no mercado de trabalho em lugares que exigem CNH. “Todos os municípios foram contemplados com o CNH Cidadã. A pessoa contemplada passa por várias etapas até receber a habilitação”, disse.