Usuários de computadores com sistema Windows, da empresa Microsoft, foram pegos de surpresa nesta sexta-feira (19) por conta de uma grave falha técnica. O ‘apagão cibernético’ causou erro e impediu que os sistemas fossem iniciados, deixando apenas uma tela azul inicial. No Brasil, voos tiveram atrasos.
A mensagem que aparece nos computadores é que o PC ou o computador encontrou um problema e precisa reiniciar. Ainda, que a empresa Microsoft está coletando informações de erro e irá reiniciar o sistema para o usuário. A falha está ocorrendo para quem utiliza o sistema do Windows 10.
A suspeita é que o problema tenha sido causado por conta de um erro em uma atualização do Windows 10, especialmente por conta de uma renovação de um antivírus chamado ‘Falcon’, de uma empresa norte-americana, o que concentrou o número de usuários insatisfeitos na Austrália e Estados Unidos.
O imprevisto, no entanto, teve um impacto global considerando que grandes empresas funcionam com o sistema incluindo hospitais, companhias aéreas, empresas de telefonia, bancos, supermercados e universidades.
Em Portugal, pedidos de exames, consultas e processos em um grande hospital da região tiveram que ser feitos em papel por conta da falha no sistema. É dito também que voos foram cancelados, incluindo viagens com destino à Europa, como Alemanha e Espanha.
BRASIL – No Brasil, foi relatado que o apagão afetou o sistema da companhia Azul Linhas Aéreas no Aeroporto de Viracopos, em São Paulo. Em nota, a empresa informou que o incidente ocasionou “alguns atrasos”. Clientes também relataram instabilidade temporária em aplicativos de bancos.