Cotidiano

Apenas dez urnas substituídas

As eleições 2016 em Roraima foram marcadas por um número pequeno de substituições de urnas durante o pleito, que aconteceu neste domingo. Só na Capital, foram sete substituições e três, no interior. Os primeiros incidentes ocorreram no início da votação, em Boa Vista, em uma seção da Escola Vitória Mota Cruz, no bairro Paraviana, Norte.

Até o final da manhã, houve ainda substituições de urnas em escolas do município do Cantá, Mucajaí e Normandia. Ao longo do dia, houve mais substituições na Capital, em seções nas escolas Mário David Andreazza (Caimbé), América Sarmento, Elza Breves, Vanda Pinto, Ana Libória e na Escola Municipal Rujane Severiano dos Santos.

De acordo com o TRE, as substituições ocorreram porque as urnas apresentaram problemas no terminal do eleitor, terminal do mesário, na impressora ou no hardware da máquina. Além disso, houve incidentes que foram resolvidos de imediato pela equipe de suporte do Tribunal.

Mas um dos problemas causou um tumulto entre os eleitores e a equipe da Justiça Eleitoral, no final da manhã, na Escola Jesus Nazareno de Souza Cruz, no bairro Caranã, na zona Oeste da Capital. Conforme os eleitores, a urna eletrônica de uma das seções falhou por duas vezes, atrasando em quase duas horas e deixando as pessoas esperando em pé.

Depois que a urna voltou a funcionar, a fila de espera ainda ficou, por algum tempo, com mais de 50 pessoas esperando. “Nós não podemos perder a nossa manhã toda para votar, somos obrigados e o TRE não nos dá condição de voto”, criticou a eleitora Edileuza Dionísio.

Conforme informações do Tribunal Eleitoral de Roraima (TRE-RR), realmente houve uma falha na leitura biométrica do equipamento, no entanto, a urna foi reiniciada por volta das 10h da manhã e não houve necessidade de substituição.