Cotidiano

Apenas uma chapa se inscreveu para eleição de reitor da Uerr

Hoje a Comissão Eleitoral vai consultar o Conuni para verificar se há necessidade de reabrir um novo prazo de inscrições ou se segue o processo com chapa única

Apenas o atual reitor da Universidade Estadual de Roraima, Regys Odlare Lima de Freitas, se inscreveu para participar do primeiro processo eleitoral de escolha de reitor e vice-reitor da instituição para um mandato de quatro anos. A comissão eleitoral do processo homologou hoje a única chapa, que tem o professor Elemar Kleber Favreto, como candidato à vice-reitor. O professor Elemar é atualmente o pró-reitor de Ensino.

Diante do interesse de apenas uma chapa em participar do processo, a Comissão Eleitoral, com base no edital, consultou a assessoria jurídica da universidade e vai levar hoje ao Conselho Universitário da Uerr (Conuni) a discussão sobre dar prosseguimento à eleição com apenas um candidato ou abrir novo prazo para inscrições de outras chapas.

A presidente da Comissão eleitoral, professora Laurinete Rodrigues da Silva, explicou que a consulta ao Conuni – prevista no edital, será apenas para que seja confirmada a eleição com uma única chapa ou verificar com os conselheiros se há a necessidade de dar nova oportunidade de inscrições para o processo.

Essa é a segunda vez que a Universidade Estadual tenta realizar sua primeira eleição para escolha de reitor e vice-reitor. No final do ano passado, a eleição foi cancelada por uma medida judicial que atendeu a um pedido de liminar feito por uma das chapas, que questionava o fato de servidores comissionados estarem aptos para votar.

Agora o edital prevê que apenas os professores efetivos na sua função, alunos regularmente matriculados e técnicos administrativos efetivos poderão votar. O peso dos votos ficou definido da seguinte maneira: os votos de professores terão peso de 50%, dos técnicos de 30% e dos alunos 20%.

Conforme a professora Laurinete, havendo a continuidade da eleição com apenas uma chapa, o calendário previsto no edital informa que na próxima semana deverá ser iniciada a campanha eleitoral, que vai até o início de novembro. A eleição está marcada para o dia 6 de novembro, nos diversos campi da universidade e nas salas descentralizadas.

A eleição será realizada no horário das 9h às 21h, nas unidades acadêmicas da Uerr, e nos campi de Boa Vista, Alto Alegre, Caracaraí, Rorainópolis, São JOão da Baliza, Normandia, Bonfim, Nova Colina, Vista Alegre, Amajari, Surumu, Félix Pinto e Truaru.