Cotidiano

Aplicativo visa transparência no atendimento a população

Todos aqueles que buscarem os serviços prestados pelo Poder Judiciário poderão se manifestar de maneira mais fácil sobre o atendimento recebido

A partir de agora, denúncias, reclamações, críticas ou até elogios e sugestões sobre o atendimento e atuação do Poder Judiciário de Roraima agora já podem ser registradas com mais facilidade e rapidez. E a expectativa é que o cidadão receba resposta da manifestação em curto espaço de tempo, além de poder acompanhar todo o procedimento virtualmente.

Tudo isso será possibilitado agora com o lançamento do aplicativo Ouvidoria TJRR, que visa oferecer ferramenta para que qualquer pessoa possa se manifestar, em caso de interesse sobre os trabalhos do TJRR (Tribunal de Justiça de Roraima), além de dar mais transparência à atuação do Judiciário.

O ouvidor-geral, desembargador Jésus Nascimento, detalha que o aplicativo da Ouvidoria no âmbito do Poder Judiciário Roraimense é uma nova ferramenta tecnológica criada para melhorar a eficiência, transparência e celeridade nos serviços prestados aos jurisdicionados, ou seja, aos cidadãos atendidos pela Justiça Estadual, destinando-se a facilitar e agilizar a vida das pessoas, com o fornecimento de informações atualizadas e instantâneas sobre o encaminhamento e desfecho das demandas enviadas.

“O funcionamento deste aplicativo oportuniza várias vantagens ao público, como a disponibilização de atendimento além do horário de funcionamento do órgão, sem necessidade de deslocamento para qualquer de nossas unidades, nem da presença de servidor para garantir o registro de solicitações, tais como denúncia, reclamação, sugestão, elogio, crítica, entre outras”, comentou.

O corregedor-geral do TJRR, desembargador Almiro Padilha, apoiador do projeto, destacou ainda que esse novo mecanismo visa deixar o Poder Judiciário mais próximo da sociedade. “Essa é uma das ações que o tribunal vem desenvolvendo para estar mais próximo das pessoas e para que todos possam acessar nossos serviços com mais facilidade. Esse passo que estamos dando agora é para que nossos jurisdicionados, ou seja, aqueles cidadãos são atendidos pela Justiça Estadual, tenham um caminho para que possam se manifestar sobre os serviços recebidos”, observou.

Segundo o desenvolvedor do projeto, Ville Medeiros, o aplicativo foi produzido a custo zero e tem a perspectiva, com as ações de implementação de inteligência artificial no TJRR, de ir além e ampliar o atendimento à população.

“A partir do momento que estivermos com a inteligência artificial em funcionamento no Tribunal, no aplicativo por exemplo, será mais fácil ainda o manuseio pelo usuário, que se não estiver encontrando algo que busca, a máquina inteligente vai poder conduzi-lo até chegar ao resultado. Além disso, existe a proposta de ampliar o serviço para que as pessoas possam acompanhar os processos que têm na Justiça, também por meio do aplicativo, o que é feito hoje somente no Projudi [Processo Eletrônico do Judiciário]. A intenção é deixar todo o atendimento da Justiça muito mais rápido, barato, eficiente e de qualidade”, destacou.

O aplicativo Ouvidoria TJRR já está disponível e pode ser baixado via Google Play ou Play Store. Ao acessá-lo e registrar qualquer manifestação, o usuário poderá também acompanhar todo o processo, desde o recebimento até a conclusão, e receberá notificações do andamento do procedimento iniciado.