Cotidiano

Aplicativos de delivery crescem em número de pedidos e de usuários

Veja as medidas que devem ser tomados por estabelecimentos e clientes

O serviço de delivery está em alta em tempos de pandemia do novo coronavírus. Algumas empresas detectaram um aumento significativo em seus negócios e, assim, ajudam os varejistas a movimentarem seus caixas, entregadores continuam ganhando e as pessoas ficam em casa.

Um ponto observado por uma pesquisa realizada por eBit/Nielsen, parceira da Associação Brasileira de Supermercados, foi o crescimento maior que a média de novos consumidores usando e-commerce no Brasil, ou seja, de pessoas que realizaram pela primeira vez uma compra online.

O número de novos consumidores no autosserviço chegou até a 45% em alguns dias de março. De acordo com uma outra pesquisa, dessa vez do RankMyAPP, a categoria de delivery, depois de dois meses em declínio, sendo -5% em janeiro e -9% em fevereiro, em março viu um crescimento de 30%.

Devido à orientação de que se evite sair de casa, consumidores passaram a utilizar com mais frequência o serviço de delivery e drive thru, e por isso, precisam redobrar a atenção ao receberem entregas em domicílio, principalmente quando se trata de alimentação. Também é necessário que os estabelecimentos se adaptem às medidas de prevenção ao covid-19.

O infectologista Alexandre Salomão alerta que é necessário um esclarecimento para os funcionários sobre as medidas de prevenção da infecção, o cenário atual e as formas de contaminação.

Outra orientação é redobrar os cuidados com a limpeza na cozinha, ou local onde é preparado o alimento. Sempre higienizando equipamentos como liquidificador, batedeira, entre outros, além de usar máscara e lavar as mãos frequentemente durante a produção da comida que será ofertada para o cliente.

A higienização também deve ser feita na hora da entrega e do pagamento. “Sempre lavar as mãos antes de pegar nas embalagens para entrega. No pagamento, optar sempre pelo cartão e fornecer o álcool para o cliente.”, orientou o infectologista.

Os consumidores também devem tomar alguns cuidados na hora de receber a compras. “As frutas e verduras devem ser lavadas e colocadas de molho em água sanitária. As embalagens só devem ser armazenadas após serem limpas”, concluiu.

Direito do Consumidor

O diretor do Procon Assembleia, Jhonatan Rodrigues, explicou que mesmo nas vendas por delivery ou drive thru, o estabelecimento deve garantir ascondições dos alimentos. “Se eu estou comprando um produto de uma forma pelo delivery, ele tem que ser com todas as especificações, conservações e da mesma forma que se eu estivesse comendo esse alimento numa forma presencial”, explicou.

O Código de Defesa do Consumidor é aplicado nessa relação de acondicionamento e manuseio de alimentos. “No caso do consumidor que tem interesse em saber como o alimento está sendo manuseado, como que esse produto chegou na sua casa, a empresa tem por obrigação de levar ao consumidor essa informação”, esclareceu o diretor.

Antes de realizar a compra, o consumidor deve ficar atento aos termos da oferta, como o preparo da refeição e pode pedir referências, como fotos, que garantam a boa procedência daquele item. “Ocorrendo uma má conservação de alimentos, se o fornecedor não obedecer às medidas de higiene, cabe a atuação dos órgãos de defesa do consumidor, bem como Vigilância Sanitária, para averiguar a conduta dessas empresas.”

Se de alguma maneira o consumidor se sentir lesado, pode procuraro Procon Assembleia para orientações. “Nós podemos agir e tomar as reclamações dos consumidores”, finalizou. Em caso de dúvida, o consumidor pode buscar orientação do Procon Assembleia pelo telefone (95) 98401-9465.

Confira as dicas para cuidados em tempos de quarentena:

CONSUMIDOR

– Evite contato corporal com o entregador, como aperto de mão, por exemplo.

– Certifique-se de que suas mãos estão limpas quando for atender a entrega.

– Ao realizar pagamento em dinheiro, se possível, separe o valor exato da compra para evitar o manuseio de outras cédulas.

– Prefira o pagamento por cartão, e que só você tenha contato com ele e logo depois o higienize.

– Embalagens de alimentos, como latas e plástico, por exemplo, devem ser lavadas. Guarde-os quando estiverem secos.

– Depois que a mesa onde você limpou os produtos for esvaziada, limpe-a com água e sabão e borrife álcool 70% ou uma solução de água sanitária e água e deixe secar.

FORNECEDOR

– Esterilize os materiais de trabalho, como máquina de cartão, veículo, capacetes e mochilas.

– Evite contato físico com o cliente.

– Evite levar a mão ao rosto entre uma entrega e outra.

– Sempre higienize as mãos antes e depois de realizar as entregas.

– Lembre ao consumidor sobre a importância de limpar as embalagens antes de utilizar os produtos.

– Tenha cuidados de higiene como não pegar em dinheiro antes de entregar o produto e evitar manusear demais as máquinas de cartão.

– Nos estabelecimentos é necessário que tenha alguma maneira de higienização dos funcionários que saem para realizar as entregas, como sabão para lavar as mãos e/ou álcool em gel.