Por quanto tempo você esperou por um carro de aplicativo e teve os pedidos para corridas cancelados? Em alguns estados, os Procons estão investigando ou já notificaram cancelamentos excessivos de corridas por motoristas desse tipo de serviço.
Em Roraima, esse comportamento tem afetado a rotina de muitos que escolhem o transporte por aplicativo como maneira de deslocamento seguro e mais confortável. Contudo, os usuários alteram os hábitos para não serem prejudicados. O jornalista Minervaldo Lopes é um deles. “Às vezes, precisei antecipar horário para evitar o pico, a movimentação, horários complicados para conseguir motoristas”, reclamou.
Lopes utiliza os aplicativos de corrida, principalmente, para ir ao trabalho. “Quando o serviço começou a operar aqui no Estado, era bom, tranquilo, sem problema. Mas este ano, houve uma mudança brusca em relação ao atendimento e conseguir uma corrida está bastante complicado. Às vezes, de três a quatro motoristas cancelam corridas”, contou.
Para evitar prejuízos, a diretora do Procon Assembleia, Mileide Sobral, orienta aos consumidores a compartilhar os problemas com a plataforma. “Uma vez que entrou em contato com a empresa, você aguarda a resposta e que seja uma adequada. Mas caso o consumidor se sinta prejudicado, tenha uma perda por falta de motorista naquele momento, é importante que ele procure o Procon Assembleia”, disse.
Motoristas e usuários são consumidores. “Por isso que a plataforma é aberta para ambos os lados, tanto o usuário quanto o motorista podem cancelar”, complementou Mileide.
De acordo com ela, há registros de reclamações de consumidores no Procon Assembleia, como a falta de contato com o motorista e requisição de objetos esquecidos no carro. Em relação a cancelamentos, é imprescindível registrar a situação na plataforma.
O Procon Assembleia funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na Avenida Ataíde Teive, nº 3.510, bairro Buritis, para atendimentos presenciais, e pelo WhatsApp (95) 98401-9465 e site da Assembleia Legislativa (al.rr.leg.br/procon/).