Cotidiano

Após acidente, motoristas denunciam local perigoso no trecho sul da BR-174

Um acidente grave na madrugada de segunda-feira, 24, que deixou um caminhoneiro gravemente ferido, foi o estopim para que uma série de denúncias fosse enviada à Folha. Entre os denunciantes estão o proprietário de uma carga que vinha de Manaus (AM) e os motoristas de uma carreta e de um caminhão que se envolveram no acidente em um trecho perigoso da BR-174. O local já é conhecido pelos que trafegam com frequência entre os municípios de Caracaraí e Iracema, na região Centro-Sul do Estado.

De acordo com o dono da carga, que fretou o caminhão para transporte de Manaus (AM) para Boa Vista, o acidente foi entre pai e filho. O pai seguia na carreta à frente e o filho dirigia o caminhão baú, até que a carreta subiu uma ladeira e, na descida, freou bruscamente, quando o motorista avistou os buracos. O motorista do caminhão que vinha atrás não conseguiu frear e acertou a parte traseira da carreta. “Ele tentou desviar, mas, mesmo sendo madrugada, vinham outros carros na contramão, então não teve o que fazer e acabou batendo na carreta”, disse.

Devido à colisão, o caminhoneiro quebrou uma das pernas e teve rompimento do baço. Ele só foi retirado das ferragens com o auxílio de outros caminhoneiros que passavam pelo local e conseguiram suspender, com um cabo de aço, a cabine do caminhão que ficou completamente destruída. O homem foi conduzido ao Hospital Geral de Roraima (HGR), em Boa Vista, mas não corre risco de morrer.

O prejuízo para a vítima será de pelo menos R$ 100 mil, considerando que, além de uma cabine nova, o veículo terá reparos no motor e nova barra de direção. “Nós queremos denunciar a falta de atenção dos órgãos competentes que são responsáveis pela pista de rodagem e que nunca tomaram providências quanto àquele buraco que já fez várias vítimas. Pessoas correm risco ao dirigir numa BR naquelas condições. Caminhoneiro trabalha muito para ganhar um frete barato, paga impostos e perde o veículo desse jeito. É inaceitável”, destacou um dos motoristas.

OUTRO CASO – O motociclista Yago Silva, que seguia de Rorainópolis para Boa Vista, também sofreu um acidente no mesmo buraco e disse que por pouco não caiu da moto. “Eu não caí, mas o pneu traseiro estourou e o aro ficou imprestável. Passei uma manhã inteira para conseguir comprar um pneu e aro novos. Mas eu conheço pessoas que já capotaram no mesmo local. Faz uns dois anos que aquele buraco está no mesmo lugar e ninguém faz nada”, afirmou Silva. (J.B)