A obra do Teatro Municipal de Boa Vista, localizado na avenida Glaycon de Paiva, bairro São Vicente, zona Sul da Capital, que está em construção há cinco anos, finalmente será entregue. Prevista para ser concluída em 2012, a obra está 65% concluída e será inaugurada no dia 31 de março do próximo ano.
Segundo o secretário municipal de Obras, Raimundo Maia, a construção do teatro foi divida em sete etapas, sendo que duas já foram concluídas, uma está 80% finalizada e as restantes estão sendo executadas. “Trata-se de algo que foi iniciado em 2010, ainda na gestão passada, e teve seus percalços. Agora estamos dando continuidade”, disse.
Conforme ele, a demora para a execução da obra ocorreu por conta da falta de liberação de recursos. Segundo o Ministério do Turismo, órgão responsável pela liberação da verba, o custo do novo teatro está orçado em R$41,9 milhões. “É uma obra que se estendeu um pouco, iniciou ainda na gestão anterior, e não terminou até agora por falta de recursos”, alegou.
O secretário informou que já foram feitas reuniões com a empresa responsável pela obra, a Tenco Construtora, para viabilizar a execução do teatro. “A prefeita se comprometeu em entregar esse espaço. Já foram utilizados cerca de R$ 26 milhões e o restante será distribuído ao longo dos próximos quatro meses”, declarou.
Maia afirmou que um estudo está sendo realizado acerca da estrutura, que terá capacidade para mil lugares, para atestar o teatro como o maior da região Norte.
“Já vimos que é maior que o Teatro Amazonas, em Manaus, e agora falta verificar a capacidade do de Belém, mas possivelmente o daqui seja maior”, destacou.
ESTRUTURA- O novo Teatro Municipal de Boa Vista terá quatro lâminas de área, sendo subsolo, onde funcionará parte do apoio do palco para as apresentações e o elevador para orquestras, além do térreo, onde ficarão o público, artistas, camarins e recepção. No segundo pavimento, que comportará 150 pessoas, irá funcionar um teatro escola, para receber eventos menores. O terceiro piso será aberto para o setor administrativo do teatro.
De acordo com o secretário, a ideia é que, com a inauguração do teatro, Boa Vista passe a fazer parte dos calendários culturais de todo o País. “Hoje somos a única Capital do Brasil que não está nesse calendário. Muitos espaços aqui são até maiores, mas não têm estrutura técnica necessária”, explicou.
Com um fluxo maior de repasse por parte do Ministério do Turismo, a previsão é que, até o final de dezembro, 70% das obras sejam concluídas. “O que falta agora é a parte dos equipamentos, colocação de poltronas, pinturas, forro e o paisagismo”, frisou. (L.G.C)