Cotidiano

Após perder a reeleição, prefeito demite todos os servidores comissionados

Todos os servidores públicos com cargo comissionado da prefeitura de Normandia, município a 190 quilômetros da Capital pela BR-401, região Leste de Roraima, foram exonerados um dia após as eleições passadas, mas o prefeito, Jairo Araújo (PP), garante que as demissões não foram motivadas pela sua derrota nas urnas.

Segundo o prefeito, a exoneração serve para ajustar a administração daquele município para que ele entregue a prefeitura com as contas em dia. “O ajuste na administração tem que ocorrer no período de transição. Queremos entregar a prefeitura com as contas em dia, como determina a lei”, justificou.

Mas os demitidos contestam a versão dada pelo prefeito. “Ele perdeu as eleições e por isso demitiu todo mundo. Cabos eleitorais dele já haviam avisado. Por que ele não demitiu antes das eleições?”, questionou uma das comissionadas, que preferiu não se identificar, mas fez questão de dizer que não votou no prefeito.

O prefeito rebateu a alegação dos ex-comissionados e alegou que a Lei de Responsabilidade não permite que haja contratação, nem exoneração de servidores meses antes das eleições. “Vamos trabalhar agora para entregar a prefeitura com o pagamento dos seus servidores em dia”, garantiu.

Jairo lembrou que em sua gestão fez vários concursos públicos e que contratou legalmente mais de 150 servidores, que agora fazem parte do quadro efetivo do município. Ainda segundo o prefeito, foram contratados dezenas de professores, agentes administrativos e de endemias.

“Não tomei a decisão de exonerar todos porque perdi nas urnas. Não foi isso. É que a lei de responsabilidade me obriga a entregar a prefeitura com as contas em dia. E é o que pretendemos fazer”, esclareceu. (AJ)