Cotidiano

Após temporal em Petrópolis, 55 mortes são confirmadas

Bombeiros seguem nos trabalhos de busca por desaparecidos 

Pelo menos 55 pessoas morreram devido à chuva que aconteceu ontem ,15, em Petrópolis, no Rio de Janeiro. 21 pessoas foram socorridas com vida, segundo a Defesa Civil Estadual. Os bombeiros seguem nos trabalhos de busca por desaparecidos, uma vez que vários deslizamentos de terra e alagamentos foram registrados no município. 

A Polícia Civil e o Ministério Público do Rio de Janeiro montaram forças-tarefas para ajudar na identificação de corpos e busca por desaparecidos. Uma estrutura foi erguida ao lado do Posto Regional de Polícia Técnica Científica (PRPTC) de Petrópolis para preservar os corpos. 

Estabelecida também no PRPTC, a Delegacia de Descoberta de Paradeiros fará contato com famílias que buscam informações sobre desaparecidos. 

A sede do MPRJ em Petrópolis foi alagada durante o temporal, mas uma equipe de manutenção já foi enviada ao local. 

Solidariedade

Para iniciar a desobstrução das vias que impediam a chegada e o deslocamento das equipes dos bombeiros do Rio de Janeiro para Petrópolis, o governo contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Segundo o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, os bombeiros levaram até uma hora impedidos de trafegar na serra para chegar à cidade. 

“Hoje já são mais de 400 bombeiros trabalhando aqui. As secretarias de Desenvolvimento Social, tanto do estado como do município, já estão cadastrando as pessoas para que a gente possa dar o primeiro atendimento, limpar e fazer a vida da cidade voltar o mais rápido possível. Toda a questão de IML [Instituto Médico Legal, para o reconhecimento das vítimas], ontem a Polícia Civil já subiu para cá. Falei com o presidente do Tribunal de Justiça para que a gente possa agilizar essa questão, infelizmente, das pessoas vitimadas”, disse. 

Em seu perfil no Twitter, a Marinha informou que enviou, hoje ,16, uma equipe de Fuzileiros Navais e uma aeronave para reforçar o apoio às vítimas de Petrópolis. 

Já o Ministério Público enviou grupos de promotores para ajudar na tarefa de identificação de corpos e auxiliar pessoas que tenham perdido seus documentos. O núcleo de busca de desaparecidos também atuará no município.