Desde que sofreu um acidente no dia 26 de abril, o agricultor Hidelbrando Ferreira dos Santos, 59 anos, morador de Rorainópolis, tem sofrido transtornos à espera de uma cirurgia no joelho.
De acordo com familiares, esta é a terceira vez que ele vem até a Boa Vista para realizar a cirurgia.
“Desmarcaram duas vezes alegando falta de documentos e agora que estava tudo certo para a cirurgia ocorrer, o médico informou que já passou muito tempo e não existe mais a possibilidade de cirurgia, e que ele vai ter que fazer fisioterapia”, explicou um familiar do paciente.
Ainda de acordo com o familiar, o paciente continua sentindo dores. “Além dos gastos para vir até a Capital, ele continua sentindo muitas dores no joelho”, acrescentou.
A Sesau (Secretaria de Saúde) por meio da direção do HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento) informou que o paciente Hidelbrando Ferreira dos Santos foi reavaliado pelo médico ortopedista, no HGR, e após a consulta médica não foi mais observada a necessidade de um procedimento cirúrgico invasivo.
Segundo o HGR diante do atual quadro de saúde o paciente deve seguir com tratamento não invasivo, e sim por meio de fisioterapia e acompanhamento ambulatorial.
A nota informa que a gestão está buscando alternativas para a retomada definitiva das cirurgias eletivas, tão logo a pandemia seja controlada, os procedimentos serão retomados integralmente.