Cerca de 20 mil pessoas compareceram, na noite de sábado, 14, à reinauguração da Praça das Águas, um dos principais cartões postais de Boa Vista, localizado no Complexo Ayrton Senna, na avenida Ene Garcez, no Centro. O local foi reaberto após passar pouco mais de um ano em reforma, que custou R$ 5,7 milhões aos cofres públicos.
Com direito a um show de fogos de artifício, idosos, adultos e crianças que estiveram na Praça das Águas assistiram de perto a apresentação do Coral ArtCanto, da Orquestra do Instituto Boa Vista de Música (IBVM), além de outras apresentações culturais. A principal atração ficou por conta da reativação das fontes luminosas, que estavam desativadas há anos.
O operador de câmara fria Edimar Veridiano Silva levou o filho e a esposa para a reinauguração. “Eu vinha de vez em quando e era legal. Agora melhorou, antes estava bem deteriorada e abandonada. É importante quando a gente vê resultados como esse, fruto do nosso dinheiro também. Agora é manter e fazer isso em outros bairros também”, disse.
A professora Regina Magalhães contou que espera mais segurança e conscientização por parte da população para manter a praça revitalizada. “É muito interessante o que a prefeita vem fazendo. Tem que ver a manutenção da praça, a continuidade dela. É importante que haja fiscalização e a conscientização por parte das pessoas, porque é algo que foi feito para todos nós e não tem necessidade de destruir, é dinheiro nosso que estamos colocando e vendo retorno”, destacou.
Apesar de ter aprovado a reforma, a professora afirmou que ainda é necessário olhar para outros espaços. “Tem partes do complexo Ayrton Senna que ainda precisam ser revitalizadas, está faltando mais vida. Fizeram essa parte e a de lá ficou um pouco esquecida. Esperamos chegar até o Natal para a Praça estar mais arrumada”, contou.
Outra que aprovou a revitalização do local foi a aposentada Nilce Castro, de 68 anos. “Está tudo muito bonito e espero que o pessoal saiba preservar e os vândalos não acabem com o que é bonito. Isso é muito importante para nós. Eu participo de programas sociais da Prefeitura há uns quatro anos, ações como essas são boas, e agora tem um espaço a mais para nos divertirmos”, comemorou.
REVITALIZAÇÃO – Na Praça, foram feitas a troca do piso por paver de alta resistência, além da revitalização das fontes luminosas (troca de pastilhas, bombas, tubulações, lâmpadas de led, painel eletrônico de sincronização e som), que custaram R$ 1,8 milhão. No Portal do Milênio foi trocado o revestimento, iluminação em baroleds (sistema de troca de cores red-green-blue que permite iluminação nas cores amarelo, vermelho, rosa, azul, azul claro, branco e verde).
O local também dispõe de guarita para Guarda Civil Municipal (GCM). Outra novidade foi a implantação do totem de carregamento de celulares em energia solar, opção para quem não quer perder nenhum registro enquanto estiver na praça. Por meio do Programa Cidade Luz, todo o espaço dispõe agora de iluminação em vapor metálico de LEDs e ainda baroleds no paisagismo. (L.G.C)
Praça é um símbolo para Boa Vista, diz prefeita
Do palanque, que contou com a presença de várias autoridades, a prefeita Teresa Surita (PMDB) discursou e falou sobre a emoção de poder reinaugurar um dos símbolos da Capital. “Essas horas sempre são de emoção, onde ficamos com o coração batendo mais forte e pensando muito naquelas palavras que queremos deixar como lembrança desse momento. A praça é um símbolo para Boa Vista, um ponto de encontro que as pessoas escolheram para poder se encontrar e relaxar, um lugar onde todo mundo tem como sendo seu”, afirmou.
Segundo ela, a revitalização do espaço, que iniciou em maio do ano passado, teve que ser feita aos poucos por conta da falta de recursos. “Começamos a trabalhar no ano passado e fomos realocando os recursos aos poucos, mas o que importa é o compromisso e a vontade de fazer sempre o melhor. Eu só preciso agradecer a Deus e a todas as pessoas que tem nos acompanhado”, frisou.
Ela destacou a oportunidade de poder recuperar e entregar a Praça novamente à população. “Há 16 anos, o Ottomar Pinto construiu essa praça. A nossa história é construída para ser lembrada e assim estamos fazendo em todos os pontos que estamos revitalizando. Há três anos eu lembro que as pessoas falavam que não ia dar tempo de arrumar a cidade, e a gente trabalhou muito. Estamos entregando com seis meses de atraso, mas talvez a hora fosse essa”, disse.
Ambulantes comemoraram o retorno da Praça
Para que a revitalização da Praça das Águas fosse executada, a Prefeitura teve que interditar o local, o que causou prejuízos aos ambulantes que trabalhavam ali. Enquanto passava por reforma, os vendedores foram acomodados no estacionamento do complexo, que era pouco frequentado pela população.
O ambulante Francisco dos Santos, que havia deixado de vender suas mercadorias no local, disse estar contente com o retorno. “A gente estava tendo prejuízo. Para quem depende de ganhar um dinheiro extra, com certeza vai voltar a ser um dos melhores lugares”, relatou.
Ele, que tinha uma barraca de cachorro quente no local, contou que pretende agora vender somente bebidas. “Eu lucro muito mais vendendo só água e refrigerante do que outras coisas. Todos nós, ambulantes, esperamos poder recuperar o tempo perdido e conseguir ganhar nosso dinheiro”, pontuou. (L.G.C)