Após fechar o ano de 2019 em queda, a região Norte do país iniciou 2020 com resultado positivo nas vendas por e-commerce, com alta de 1,79%, na comparação janeiro com dezembro de 2019. Porém, mesmo com a boa movimentação nas vendas, o índice de faturamento, no mesmo período, foi negativo: (-9,29%), é o que revela o índice MCC-ENET, levantamento desenvolvido pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) em parceria com o Movimento Compre & Confie.
Ao avaliar os números de todas as regiões do país, o Norte ocupou o penúltimo lugar nas vendas online, janeiro de 2020, frente a dezembro de 2019. Em primeiro, apareceu o Nordeste (9,12%); na sequência o Centro-Oeste (4,68%); Sul (2,89%); e, por último, o Sudeste (0,18%).
“André, por favor, poderia comentar o pq do resultado? Seria bom explicar pq a variação de faturamento foi negativa, mesmo com a variação positiva nas vendas”, afirma André Dias, coordenador do Comitê de Métricas da camara-e.net e diretor executivo do Compre & Confie.
Vendas online no Norte
Na métrica de vendas varejistas online, ao comparar janeiro de 2020, com o mesmo período do ano anterior, o desempenho foi positivo: 26,51%.
Os resultados do acumulado dos últimos 12 meses também foram positivos e para todas as regiões. A configuração ficou da seguinte forma: Norte apareceu em terceiro lugar com 46,65%. Na liderança, Nordeste (56,97%); Sudeste (50,57%) e, nas duas últimas colocações, Sul (42,30%) e Centro-Oeste (40,81%).
Faturamento do Norte
Ao avaliar o índice de faturamento, janeiro de 2020 em relação ao mesmo período do ano anterior, o Norte expandiu em 23,22%.
No acumulado dos últimos 12 meses, o Norte ficou novamente em terceiro lugar: 54,60%. Novamente, em primeiro apareceu o Nordeste (64,37%); na sequência, Sudeste (60,71%), e as duas últimas regiões foram Centro-oeste (51,74%) e Sul (50,35%).
Metodologia do MCC-ENET
Os índices mensais vêm da comparação dos dados do último mês vigente em relação ao período base (média de 2017). Para compor o índice, o Compre & Confie coleta 100% de todas as vendas reais de grande parte do mercado de e-commerce brasileiro, utilizando adicionalmente processos estatísticos para composição das informações do mercado total do comércio eletrônico brasileiro. Também são utilizadas informações dos indicadores econômicos nacionais do IBGE, IPEA e FGV.
O MCC-ENET traz uma visão completa a respeito do e-commerce no país a partir da análise das seguintes variáveis: percentual nacional e regional de vendas online, faturamento do setor e tíquete médio. Outras métricas analisadas mensalmente são participação mensal do e-commerce no comércio varejista e crescimento do setor no varejo restrito e ampliado, além da distribuição das vendas por categoria. Por último, a penetração de internautas que realizaram ao menos uma compra trimestralmente pela internet também está contemplada no índice.