Profissionais de saúde aprovados no concurso público da Prefeitura de Boa Vista de 2019, serão convocados esta semana para tomar posse dos cargos. A informação foi repassada pelo prefeito Arthur Henrique (MDB) em entrevista ao programa Agenda da Semana, desse domingo, 16.
Durante a entrevista, Arthur disse que essa é uma das medidas que sua gestão adotará diante do aumento e casos de covid-19 na capital.
“Vamos fazer a convocação de bioquímicos, enfermeiros, médicos, psicólogos, aprovados no certame de 2019 para fortalecer o trabalho. Ainda não tinha sido feita essa convocação por conta da Lei 173 que proibiu as prefeituras de fazer novas contratações”, explicou.
Sobre o aumento de casos, o prefeito disse que nos últimos 15 dias, Boa Vista bateu recorde atendimentos nas UBSs.
“Temos 34 UBSs espalhadas pela cidade e oito delas exclusivas para Covid. Somente nos primeiros 15 dias de janeiro já atendemos o mesmo número de junho do ano passado, que foi o nosso mês com maior número, 18 mil atendimentos”, pontuou.
Sobre a grande procura por testes nas unidades de saúde, o prefeito disse que a Capital tem condições de manter a testagem.
“Essa onda vem com um agravo por conta da influenza que tem tomado grande proporção. São sintomas semelhantes, e a princípio tratamos como sintomas de Covid, e temo estoque de testes suficiente”, garantiu.
Perguntado se o município pretende adotar medidas restritivas de combate ao covid-19, Arthur Henrique disse que a decisão depende de avaliação do Comitê de Enfrentamento.
“Discutimos semanalmente e avaliamos os números que mudam de um dia pro outro, então é quase impossível fazer previsões. Verificamos número de leitos disponíveis, tanto clínicos como de UTI. Enquanto o serviço de saúde tem capacidade para atender não é necessário medidas restritivas, mas isso pode mudar de um dia pro outro”, explicou.
A respeito dos números de vacinados em Boa Vista, o prefeito disse que nos últimos dias a procura tem aumentado nos pontos de vacinação.
“Temos 80% da população vacinada com a primeira dose, e estamos chegando aos 60% com a segunda. Esperamos que nos próximos dias as pessoas continuem procurando. Pois percebemos que mesmo com o aumento de casos, estamos tendo poucas internações graves e isso se deve a ao efeito da vacina”, alertou.
HOSPITAL DA CRIANÇA – Sobre as constantes reclamações a respeito do Pronto Atendimento do Hospital da Criança Santo Antônio, o prefeito disse que tem tomado medidas para melhorar o atendimento na unidade.
“O pronto atendimento é focado para emergência, algumas pessoas buscam o hospital com classificação mais baixa, mas algumas vezes a pessoa quer esperar ali mesmo, por que lá a pessoa entra e já sai com o diagnóstico e com o tratamento na mão. Os pais precisam confiar na classificação dada pelo profissional que fica ali na frente fazendo a triagem”, disse.
“Entendo que os pais ficam aflitos, mas ele tem que saber da capacidade dos profissionais. Devemos começar a funcionar essa semana com a UBS dentro do hospital”, adiantou.