Cotidiano

Aprovados no concurso da Sesau cobram convocação

Os profissionais bioquímicos, farmacêuticos e técnicos em laboratório afirmam que existem pouco mais de 160 aprovados nessas áreas e, portanto, aptos para atender nas unidades de saúde de todo o Estado

Um grupo de candidatos aprovados no último concurso público da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) esteve hoje (3) reunido com parlamentares da base governista para pedir apoio dos deputados no sentido de cobrar do Governo do Estado a convocação do restante dos aprovados nas áreas de bioquímica, farmacêutica e de técnico em laboratório. Os deputados Soldado Sampaio, Oleno Matos, Evangelista Siqueira e Gabriel Picanço receberam os aprovados.

Conforme os candidatos, “a necessidade de pessoal para atender a área da saúde no Estado é enorme e profissional capacitado e aprovado existe para que o Executivo acabe com o quadro atual deficitário”. O presidente da comissão dos candidatos homologados, Erisvam Pinto, ressaltou que do número total de vagas oferecidas ainda restam ser convocados pouco mais de 160 candidatos nessas três áreas.

Ele informou que até agora só foram convocados 39 bioquímicos, 37 farmacêuticos e 39 técnicos em laboratório, ressaltando que para o interior do estado foram chamados apenas 30 profissionais para atender parte dos 14 municípios do interior. “Teve município que não foi contemplado com nenhuma convocação”, completou.

Ao alertar para a necessidade de pessoal para o atendimento da rede pública, Erisvam afirmou que hoje no município de Rorainópolis o quadro é formado por três farmacêuticos, dois bioquímicos, um técnico em laboratório, um dentista e um nutricionista. “E para atender uma demanda de mais de 60 mil usuários da saúde, que vai desde as vicinais de Rorainópolis aos municípios mais próximos como Baliza”, ressalta.

“Não há justificativa para continuar com essa situação crítica em que os poucos colegas enfrentam, sendo que tem classificados e homologados aptos para trabalhar. A gente entende que nesse primeiro momento é necessário um tempo para se conhecer todo o problema, mas acontece que só ouvimos falar em estrutura física e não há nada de concreto que sinalize na convocação de profissionais aprovados em concurso para trabalhar”, critica.

O presidente da Comissão informou que ficou acertado com os parlamentares que um levantamento de necessidades será feito pelo grupo e discutido posteriormente com os deputados para avaliar a possibilidade de convocação. A validade do concurso vence em agosto de 2015. Além da convocação, os aprovados pedem a prorrogação da validade por mais dois anos.

GOVERNO

O Governo do Estado informou através da Secretaria de Comunicação que dos 525 candidatos aprovados no concurso público realizado em 2013, “serão convocados 31 servidores para o cargo de bioquímico, 114 enfermeiros, 299 técnicos de enfermagem, 43 técnicos de laboratório e 38 técnicos de radiologia. 

Conforme a Secom, essa lista de convocados é para atender as unidades de Boa Vista e de Rorainópolis. A nota informa ainda que está sendo concluído um levantamento do número total de servidores a serem convocados. A previsão é concluir até sexta-feira (6).

“O documento será encaminhado à Segad (Secretaria de Gestão Estratégica e Administração), para posterior nomeação. A Sesau não descarta ainda a possibilidade de prorrogação do referido concurso público”, concluiu a Secom.