Aprovados no seletivo para ACS e ACE realizam manifestação cobrando convocação

A reportagem procurou a Secretaria Municipal de Saúde que informou que a convocação só ocorre por necessidade para o atendimento da função ou mediante substituição por vacância ou ampliação da rede

Aprovados no seletivo para ACS e ACE realizam manifestação cobrando convocação

Os aprovados no Processo Seletivo para Agentes Comunitários de Saúde (ACE) e Agentes de Combate a Endemias (ACS) realizaram na manhã desta terça-feira, 16, uma manifestação na Câmara Municipal de Boa Vista para cobrar a contratação dos candidatos em vagas imediatas e cadastro de reserva.

Os manifestantes afirmam que a quantidade de ACS e ACE convocados até agora não é o suficiente para os bairros, os que estão trabalhando ficam sobrecarregados por conta da demanda ser maior que a quantidade de funcionários efetivados para atender a população.

O aprovado para o cargo de ACS, Jhon Cavalcante, explica que em alguns bairros nenhum ACS foi contratado para atuar, como é o caso do bairro Pintolândia, ao qual ele e ficou na 6ª colocação.

“Por bairro tem que ser atendida cerca de 750 pessoas por ACS. No caso do bairro Pintolândia, que há 16 mil habitantes e conta só com 12 ACS. Não é o suficiente, mesmo que eles chamem todos os aprovados não será suficiente”, explicou Jhon.

Jhon Cavalcante é aprovado para o cargo de ACS no bairro pintolândia (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

O aprovado no cadastro reserva para o cargo de Agente de Combate à Endemias, José Soares, explica que a Prefeitura tem priorizado somente a convocação dos ACS, os ACE que também estão com a quantidade abaixo do necessário, não foram chamados após as vagas imediatas.

“A cidade está precisando, começou as chuvas e a dengue está aumentando em todo o Brasil. Eles estão fazendo multirão e levando até ACS para realizar o trabalho de ACE porque não tem gente o suficiente. A cidade tem que ser atendida por àrea, eles estão levando todos os agentes para os bairros com maior necessidade e não é assim”, explica o aprovado.

José Soares está no cadastro de reserva para o cargo de ACE (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Outras manifestações

Esta não é a primeira manifestação do grupo. Em abril deste ano, eles se reuniram em frente à sede do Palácio 09 de Julho da Prefeitura de Boa Vista para cobrarem a convocação.

Aprovados em cadastro reserva do seletivo para ACS e ACE cobram convocação

O que diz a Secretaria Municipal de Saúde?

A reportagem procurou a Secretaria Municipal de Saúde para esclarecer sobre as reivindicações dos candidatos. Por meio, informou que a convocação só ocorre por necessidade para o atendimento da função ou mediante substituição por vacância ou ampliação da rede. Confira a nota completa.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que foram aprovados 287 candidatos no Processo Seletivo para os cargos de Agente Comunitário de Saúde (ACS) e Agente de Combate a Endemias (ACE)A homologação do resultado final foi publicada no dia 10/11/2023.

Destes, foram chamados 178 ACSs para vagas imediatas e 109 para o cadastro reserva, cuja convocação só ocorre por necessidade para o atendimento da função ou mediante substituição por vacância ou ampliação da rede. Atualmente, Boa Vista conta com 537 agentes em exercício.

Além disso, mais 20 ACSs foram convocados no início do mês de julho, tendo em vista a inauguração de duas unidades básicas de saúde (UBSs). Atualmente, os convocados estão na fase de entrega da documentação e perícia médica, para entrar em exercício a partir do dia 1º de agosto.

Sobre o Pintolândia, informa que a estimativa populacional do bairro é de 11.613 pessoas e que o mesmo é atendido por 4 equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), sendo 4 ACSs em uma equipe e 3 ACSs nas demais.

Esclarece que as equipes estão em fase de cadastramento territorial da população que mora no bairro e após esse processo será possível avaliar a real necessidade de futuras convocações.