Cotidiano

Árbitros protestam por falta de pagamento e Seed anuncia que dinheiro foi depositado

Depois de se negarem a apitar os jogos das eliminatórias de futsal e vôlei de praia dos Jogos Escolares no final de semana...

Depois de se negarem a apitar os jogos das eliminatórias de futsal e vôlei de praia dos Jogos Escolares no final de semana, como forma de protestar pelo atraso do pagamento referente aos Jogos Escolares do ano passado, os árbitros receberam a notícia de que a Secretaria Estadual de Educação e Desporto (Seed) já depositou o dinheiro na conta e deve estar disponível  na manhã desta terça-feira. 

Por telefone, um dos árbitros, que pediu para não ser identificado, disse que até a manhã de ontem nada havia sido resolvido, mas que acreditava na palavra do coordenador de arbitragem, Deodato Júnior, que prometeu que o pagamento referente ao trabalho da arbitragem de 2013 seria pago nesta terça-feira.    

“Em consideração ao Deodato e aos atletas, os árbitros do vôlei de praia resolveram trabalhar e apitaram nas eliminatórias de sábado, mas o pessoal do futsal foi irredutível e nem compareceu ao local dos jogos”, afirmou. “Lamentamos essa situação, mas temos que fazer isso mesmo, até porque todos os anos é sempre a mesma coisa e atrasam o pagamento da arbitragem. Temos que ser mais valorizados”, frisou.

Ele afirmou que os árbitros de todas as modalidades se reuniram e decidiram que, caso o pagamento atrasado não seja feito até esta quarta-feira dia 06, nenhum árbitro iria fazer o credenciamento para trabalhar na Etapa Estadual dos Jogos Escolares deste ano.  “Estamos questionando só o pagamento do ano passado, que está em aproximadamente R$ 80 mil para dividir entre os quase cem árbitros que trabalharam em 2013”, ressaltou. 

Conforme a denúncia, o atraso no pagamento sempre acontece e o governo nunca pagou dentro do próprio ano. “Vamos apitar esse ano sabendo que só vamos receber no ano que vem. Mas sabemos que os recursos são disponibilizados dentro do próprio ano, então por que não pagam logo depois dos jogos? Até porque temos que tirar uma nota avulso e pagar na hora esse imposto da nota. Ou seja, pagamos para trabalhar para o Governo do Estado”, frisou.   

SEED – A Folha manteve contato com a Secretaria Estadual de Educação e Desporto (Seed) que, em nota, informou que o pagamento referente à arbitragem dos Jogos Escolares de 2013 foi feito na sexta-feira, dia 1º, e estará disponível na conta dos árbitros nesta terça-feira, dia 05, respeitando o prazo de 48 horas úteis de tramitação previsto no fluxo bancário.

Informou que as competições de vôlei de praia ocorreram no final de semana, nos dias 02 e 03 de agosto, na sede da Federação Roraimense de Voleibol (FRV). As disputas de futsal ocorrerão nos dias 05, 06 e 07 de agosto, no ginásio da Vila Olímpica.

Os Jogos Escolares de Roraima estão na 43ª edição e são o maior evento do desporto escolar do Estado, sendo realizados desde o período de Ex-Território Federal. Estão inscritos na competição deste ano 4.610 alunos de 124 instituições de ensino das redes pública (estadual, municipal e federal) e privada. (RR)