Um morador do bairro Centenário procurou a Folha para denunciar que numa área, próxima ao igarapé Grande, na divisa entre os bairros Centenário e São Bento, há uma grande quantidade de lixo e pneus velhos, provavelmente jogados por moradores. A área fica afastada das casas, onde existe apenas um caminho no final da Travessa de Acesso I, chegando à rua Acesso I.
O servidor público Rudinei Behling disse que, no domingo, 14, resolveu percorrer o bairro onde reside para verificar as obras de pavimentação das ruas próximas de sua casa. Ao chegar ao final da Acesso I, deparou-se com um veículo saindo do lugar, onde já não é mais considerado rua. Por curiosidade, ele foi até o local e encontrou um verdadeiro cemitério de pneus abandonados, onde já se forma um lixão. A área fica perto de um igarapé.
A Folha foi até o local e encontrou apenas as cinzas e os arames dos pneus, pois já haviam sido queimados. Em outra parte, mais afastada ainda, havia pneus amontoados e lixo doméstico espalhado, carcaça de carro e até colchões e eletrodomésticos velhos, como fogão.
De acordo com o morador, o crime ambiental naquela área deveria ser de conhecimento de autoridades para que não se transforme em um lixão em curto espaço de tempo. Outra preocupação dele é com relação à queima do lixo, pois, além de poluir o meio ambiente, pode ocasionar em focos de incêndio.
PREFEITURA – A Folha tentou contato com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Boa Vista para saber que providências seriam tomadas. Foi questionado o que poderia ser feito para evitar o problema e manter preservada a área pelo fato de ficar próxima a um igarapé. Até o fechamento desta matéria, às 18h, não houve retorno. (M.F)
Cotidiano
Área está virando lixão a céu aberto no bairro Centenário, perto de igarapé
Grande quantidade de pneus e lixo doméstico está sendo jogada por moradores em uma área inabitada