O garimpo do Mutum, localizado em Terra Indígena Yanomami, extremo Norte do Estado, foi desativado nesta sexta-feira, 11, por meio de uma operação realizada pela 1ª Brigada de Infantaria de Selva (1ª BdaInfSl).
A tropa do 1º Batalhão de Infantaria de Selva Aeromóvel, com apoio do 4º Batalhão de Aviação do Exército, atuou em coordenação com a Polícia Federal em uma ação no contexto da Operação Verde Brasil 2, que apreendeu materiais utilizados na prática do garimpo ilegal.
Foram apreendidos uma britadeira, uma motossera, uma furadeira, um maçarico, uma maleta de ferramentas e uma serra makita. Armas e munições também foram apreendidos, como uma espingarda calibre 20, carregadores de pistola 9mm e munições de 9mm, calibre 38 e quatro caixas de munição calibre 20.
No ato das apreensões consta, ainda, 200mL de mercúrio, 5g de cocaína e 25g de ouro, encontrados em conjunto com celulares, balanças de precisão e cadernos contendo anotações de comércio de material ilegal.
Dois suspeitos foram detidos e encaminhados, juntamente com o material apreendido, para a Superintendência Regional da Polícia Federal em Roraima, no município de Boa Vista.
EXÉRCITO – Reafirmando o compromisso do Exército Brasileiro na manutenção da soberania nacional, a 1ª Brigada de Infantaria de Selva – “Brigada Lobo D’Almada” informou que permanece atuando na faixa de fronteira, com tropa diuturnamente empregada no combate aos crimes transfronteiriços.