Cotidiano

Artesanatos indígena e popular de Roraima são destaques em Brasília

Foi exposto artesanato representativo de nove etnias indígenas

Depois de seis anos de ausência no maior encontro nacional da área, os artesãos roraimenses cumpriram com maestria o papel de embaixadores das artes plásticas e do artesanato do Estado, durante o ’14º Salão de Artesanato Raízes Brasileiras’, que encerrou no domingo, dia 31 de outubro, em Brasília.

Foram cinco dias de atividades intensas no Shopping Pátio Brasil, iniciadas dia 27 de outubro. Organizado pelo Ministério da Economia no âmbito do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), teve a participação de 20 artistas e exposição de mais de 800 peças.

Uma comitiva de artistas e auxiliares técnicos, que encheu o stand com artesanato representativo de nove etnias indígenas e de artistas não indígenas da Capital e do Interior. “O artesanato indígena teve um apelo decisivo para o número expressivo de curiosos, visitantes e compradores ao longo dos cinco dias da feira”, relatou Isadora Braga, diretora do Departamento de Políticas de Emprego, Trabalho e Renda da Setrabes.

Segundo Isadora Braga, o Governo trabalha no intuito de oferecer ao artesão, sobretudo indígena, a possibilidade de viver da venda de sua produção, intermediando a visibilização do produto, quer seja pela comercialização em loja própria, instalada no interior de sua sede, quer seja pela participação em feiras e encontros nacionais e regionais. “Essa medida garante a autonomia financeira ao artesão como também valoriza os aspectos culturais atrelados a cada etnia que estão refletidos no produto que será vendido com valor  agregado pela produção étnica indígena de grande demanda por compradores não só de outros Estados como estrangeiros”, disse.

A secretária titular de representação do Estado de Roraima em Brasília, Gerlane Baccarin, esteve na abertura do encontro e ponderou que um dos papéis da representação instituída de Roraima na Capital Federal é apresentar ao Brasil e ao Mundo as possibilidades comerciais e culturais de sua terra [Roraima] que, segundo ela, estão intimamente ligadas às especificidades culturais e étnicas dos roraimenses e esse é um ativo comercial que deve ser estimulado.


Foram cinco dias de atividades intensas no Shopping Pátio Brasil, iniciadas dia 27 de outubro. (Foto: Divulgação)