Cotidiano

Artista cadeirante sustenta família com ajuda que recebe em semáforo

Juan Carlo, tem quatro filhos e veio da Venezuela em novembro de 2021

Em situação de vulnerabilidade social, o jovem venezuelano Juan Carlo, de 28 anos, leva a vida como pedinte de esmolas em Boa Vista, mas sonha em poder viver da venda de suas obras novamente. Ele é cadeirante, e no último domingo, 2, pintou seu primeiro quadro na cidade.

Natural de Puerto la Cruz, na Venezuela, ele chegou em Boa Vista em novembro do ano passado com a mulher e quatro filhos, desde então eles ganham a vida com as ajudas que recebem no semáforo localizado entre as avenidas Santos Dumont, e Capitão Júlio Bezerra.

Artista desde os 14 anos, ele contou que costumava pintar quadros com paisagens, animais e retratos dos compradores. Aos 21, caiu acidentalmente de um pé de manga e perdeu o movimento das pernas. 

Com o incentivo de vendedoras da Papelaria Papel Jornal, ele está voltando a pintar. Juan juntou o dinheiro suficiente para os materiais e pintou o quadro denominado ‘Plaza du Garinpeiro’.

Ele conta que pretende melhorar a qualidade e pintar mais quadros, para que possa ter as obras como renda da família.


Quadro está disponível para venda (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

O quadro está disponível para venda na Papel Jornal, que fica localizada na Av. Santos Dumont, 1587, onde o dinheiro será inteiramente destinado à Juan.
Para doações de materiais, ou qualquer ajuda pode encontrá-lo em frente ao local, ou deixar com uma das vendedoras.