Cotidiano

Artistas roraimenses recebem prêmio do Ministério da Cidadania

O palhaço Léo, os mestres Joana Marta, Lacimir de Lima e Dagoberto Ventura, todos promotores culturais roraimenses irão receber R$ 20 mil cada

A cultura roraimense é destaque nacional com a escolha de quatro artistas por meio de edital público realizado via Secretaria Especial da Cultura, do Ministério da Cidadania, com apoio da Secretaria de Cultura (Secult). O resultado foi publicado nesta quinta-feira, 31.

 

Quatro artistas de Roraima foram contemplados como mestres e mestras da cultura popular. São eles: Lacimir de Lima; Dagoberto Luís Ventura Mota; Joana Marta Chaves Pimentel e Leonildo de Assis da Silva (Palhaço Léo).

 

Cada um deve receber R$ 20 mil como reconhecimento pelos trabalhos culturais prestados à sociedade, como por exemplo, cênica, artesanato, cultura oral, material e imaterial. O recebimento do prêmio fica condicionado à situação fiscal em dia com a União.

O palhaço Léo Malabarista nunca imaginava ganhar a premiação, principalmente se tratando de concorrência Nacional onde todas as Regiões do Brasil participaram.

 

“Estou feliz por esse reconhecimento. O palhaço sempre faz as pessoas rirem, agora sou eu quem estou rindo de felicidade. Quando a gente pinta o rosto de uma criança vemos a alegria dela e saber que fui selecionado é incentivo para que eu posso continuar levando alegria, algo que passa de pai para filho na minha família, pois a arte do circo é minha vida”, celebrou.

 

Recebimento do Prêmio

 

Os candidatos convocados para o recebimento do prêmio terão o prazo de 15 dias corridos contados a partir data de publicação do resultado final no Diário Oficial da União (DOU) para realizar retificações na forma de documentação complementar. O valor será depositado direto na conta corrente indicado na hora da inscrição do edital.