Cotidiano

Assembleia Legislativa promove atividades alusivas ao Dia da Mulher

Ação ocorre na tarde desta terça-feira, 08, das 13h às 18h, na sede do Chame, no Centro de Boa Vista

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) vai realizar uma série de atividades alusivas ao “Dia Internacional da Mulher”, celebrado na terça-feira, 08 de março.

A ação será coordenada pelo Centro Humanitário de Apoio à Mulher (Chame) em parceria com a Liga Roraimense de Combate ao Câncer e vai acontecer na parte da tarde, das 13h às 18h, na sede do programa, na Rua Coronel Pinto.

De acordo com o presidente da Casa, deputado Jalser Renier (SD), será uma tarde de conscientização e valorização das mulheres, com atendimento médico (realização do exame clínico de mama), jurídico e psicológico.

“O Procon Assembleia também colocará uma equipe a disposição para orientação e dicas com relação aos direitos dos consumidores. As mulheres terão ainda a oportunidade de mudarem ou incrementarem o visual, melhorando a autoestima, com cortes de cabelo e maquiagem”, informou.

A coordenadora do Chame, deputada estadual Lenir Rodrigues (PPS), que responde pela Procuradoria Especial da Mulher na ALE, ressaltou que no Chame “todo o dia é dia da mulher”.

“Todos os dias fazemos atendimentos que beneficiam as mulheres, mas nesse dia, por ser o Dia Internacional da Mulher, e também no dia 30 de abril, que é o Dia Nacional da Mulher, temos sempre uma programação diferenciada. O objetivo é realizar não somente uma ação que vá gerar um diploma para alguém, mas que vá impactar a vida dessa pessoa, com informação e atendimento gratuito dentro do Chame”, destacou.

Para a presidente da Liga Roraimense de Combate ao Câncer, a médica Magnólia Rocha, o mais importante nessas ações voltadas às mulheres é a informação.

“A Liga trabalha com ações de orientação e informações que beneficiam as mulheres. O ideal seria buscar aquele público que nunca realizou o exame clínico de mama, por exemplo, e nós conseguimos por em prática essa ideia, no ano que passou, levando, em parceria com o Chame, atendimento aquelas mulheres que residem em localidades do interior e que nunca tiveram acesso a esse tipo de atendimento”, relatou.

Segundo a presidente da Comissão dos Direitos da Família, da Mulher, da Criança, do Adolescente e do Idoso, deputada estadual Angela Águida Portella (PSC), a data em que se comemora o ‘Dia Internacional da Mulher’ ainda é muito emblemática, principalmente no Brasil, um país considerado por ela, muito violento para as mulheres.

“A data serve para que possamos trazer debates à tona, chamarmos a atenção da sociedade. Que mude essa cultura, fazendo o apelo, principalmente para as crianças, adolescentes e jovens, que estão construindo a sua formação, a sua personalidade, que nós possamos mostrar e fazer com que internalizem, que somos todos iguais, que mulheres e homens têm os mesmos direitos, os mesmos sentimentos, que precisamos respeitar e sermos respeitados, independente de gênero”, ressaltou.

Para a deputada Aurelina Medeiros (PSDB), a data em que se comemora o ‘Dia Internacional da Mulher’ é uma herança de lutas das mulheres por espaço e reconhecimento. “As mulheres conquistaram o direito de dizer que existem, que são fortes, capazes, mas eu sempre tive essa concepção, que mulher é gente, sempre foi, e tem um papel decisivo no mundo por dar origem à vida”, apontou.

CHAME

O Centro Humanitário funciona na rua Coronel Pinto, 524, no centro de Boa Vista. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30. O contato também pode ser feito por meio do telefone 3623-2103.

Com informações da ALE

X