Cotidiano

Assentados denunciam beneficiamento de prefeito em demarcação de terras

Incra teria retirado hectares de produtores e pecuaristas e repassado ao prefeito de Pacaraima, Altemir Lopes, que nega a acusação

Produtores e pecuaristas da região do Truarú, no Projeto de Assentamento (PA) Nova Amazônia, localizado na zona Rural de Boa Vista, procuraram a Folha para denunciar um suposto esquema de beneficiamento de terras envolvendo o prefeito do município de Pacaraima, Altemir da Silva Campos (PSDB), e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Segundo os assentados, que ganharam lote no PA Nova Amazônia após serem retirados da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, o Incra realizou uma nova demarcação na quarta-feira passada, alterando o mapa original das terras e aumentando o lote do prefeito, que era de 260 hectares e passou a ocupar outras quatro áreas. “Esse mapa, que inclusive foi assinado pelo superintendente, tramita no Incra desde 2010. O único objetivo dessa nova demarcação é de aumentar os hectares do lote do prefeito”, disse o pecuarista Ailton Cabral.

Ao todo, 19 produtores das terras indígenas do Anaro, Ponta da Serra e Raposa Serra do Sol possuem lotes na região do PA nova Amazônia. Eles disseram que vão entrar com uma ação no Ministério Público de Roraima (MPRR) contra a alteração nas terras e, se necessário, impetrar com um mandado de segurança na Justiça Federal para impedir a nova demarcação.

PREFEITO NEGA
Por telefone, o prefeito de Pacaraima negou as acusações dos assentados de que estaria sendo beneficiado com o ganho de glebas pelo Incra. “Eu não tenho conhecimento dessa nova demarcação. Não tenho nada a dizer, porque sequer me chamaram para acertar isso. Tem 14 anos que fui desentrosado da Terra Indígena São Marcos e reassentado nessa nova área de 260 hectares, e nunca reclamei”, afirmou.
INCRA- A Folha tentou entrar em contato com o superintendente do Incra, Kelton Lopes, para saber o motivo do órgão ter realizado uma nova demarcação e se estaria realmente beneficiando o prefeito, mas até o fechamento desta matéria, às 10h50, não obteve retorno.

Mais informações a qualquer momento e matéria completa na edição impressa da Folha de Boa Vista desta terça-feira, 22.