A realização de dois fóruns este ano, voltados para a discussão de problemas enfrentados pelos prefeitos dos municípios de Roraima junto ao Governo do Estado, foi avaliada pelo presidente da Associação dos Municípios de Roraima e também prefeito de Alto Alegre, Pedro Henrique (PSD), como bastante positiva.
Ele citou que no 1° Fórum Estadual de Prefeitos e Secretários com o Governador foi elaborada a “Carta do Roraima que queremos”, feita pelos gestores como forma de apresentar as principais demandas dos municípios, tanto ao governador Antonio Denarium como para a esfera federal.
“O Fórum foi um momento que tivemos para falar, ser ouvido e mostrar nossos problemas junto ao Governo do Estado e tentar encontrar a melhor solução. Foi uma oportunidade de as secretarias mostrarem o que estão fazendo e que planejamento tem para os municípios, sem cor partidária”, afirmou.
Uma das ações que o prefeito destacou foi quanto à disponibilidade da patrulha mecânica para recuperar as estradas vicinais e reconstruir pontes.
“Isso já demonstra a boa vontade de querer ajudar os municípios que sofrem para recuperar suas estradas e pontes e somos muito cobrados pelos moradores das vicinais”, disse.
Em relação a repasses de impostos para os municípios, Pedro Henrique citou que há o repasse do ICMS mensalmente, mas que existem ainda alguns débitos com os municípios, porém não citou quais.
“Podemos afirmar que antes, na administração passada, as coisas eram mais difíceis, os desafios eram maiores, já na administração atual há uma certeza de termos o repasse mensal do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), que dá uma média mensal de R$ 500 mil para cada município do interior, e isso já nos deixa mais aliviados”, ressaltou. “Mas queremos que o Governo possa fazer mais pelos municípios e pela população”, afirmou.
Os fóruns foram realizados em junho e outro em novembro e, segundo Pedro Henrique, ainda não tem data prevista para o terceiro encontro. As discussões e demandas anteriores foram discutidas em seis Câmaras Temáticas: Agricultura, Saúde, Meio Ambiente, Assistência Social, Educação e Infraestrutura.
Sobre o atendimento destas demandas, Pedro Henrique disse que a ideia é que as ações e articulações sejam mais céleres.
“Para realizar ações é preciso que tenhamos diálogo e sermos mais organizados e cada gestor está fazendo o levantamento de dados dos problemas enfrentados nas áreas de saúde, educação, infraestrutura e da assistência social. E de posse destes dados, buscarmos as soluções”, disse.
Sobre a administração dos municípios, Pedro Henrique destacou que há um compromisso de todos os gestores em fazer uma administração voltada para a população.
“Há um compromisso de todos os gestores em melhorar ainda mais as gestões voltadas para o bem estar da população e temos obras federais contempladas por emendas parlamentares, de forma que Roraima segue um caminho positivo para o desenvolvimento”, disse.
Segundo o Governo do Estado, a ideia do Fórum é formatar um modelo de governança com estratégias e metas a médio e longo prazos, para o desenvolvimento de Roraima.
“Nos Fóruns promovemos os debates para alinhar as políticas públicas do Estado e dos municípios à governança. O Estado de Roraima vai ter um plano de governança para que as políticas adotadas sejam de ‘governo’ e não de ‘governador”. (R.R)