A Associação de Proteção Animal Yawara, que trabalha com resgate de cachorros e gatos de rua, está enfrentando dificuldades para realizar o acolhimento dos animais. A entidade, que é uma Organização não Governamental (ONG), pede apoio da sociedade para continuar realizando o trabalho.
Diretora administrativa da Associação, Andréia Marques disse que o trabalho social de resgate a animais de rua em situação de risco e de abandono é feito há anos. “Geralmente, as pessoas nos informam sobre um cachorro ou um gato em condições precárias em determinado lugar. Daí, dependendo das nossas condições físicas, de espaço no abrigo, e financeiras, a gente faz o resgate”, explicou.
Após o resgate, o animal é levado até uma clínica veterinária para fazer os tratamentos necessários. “Depois de examinado, nós continuamos o tratamento no abrigo e, posteriormente, quando o animal estiver apto, fazemos a divulgação para doação. O problema é que, hoje, estamos com uma dívida com as clínicas parceiras em torno de R$ 14 mil. Por isso, precisamos de toda ajuda possível, seja financeira ou por meio de doação de ração e materiais de limpeza, que usamos com frequência”, afirmou Andréia.
São atendidos atualmente cerca de 30 animais no abrigo da Associação. “Quando não há espaço no abrigo, recebemos a ajuda dos lares temporários. Ou seja, a gente consegue uma casa de um voluntário para que ele cuide do animal. Durante o período em que o animal ficar por lá, damos toda a assistência necessária”, explicou.
Além do trabalho realizado na ONG, Andréia disse que os cachorros que continuam nas ruas também recebem atendimento. “A gente cuida de mais de 40 animais de rua que vivem em diversas regiões da cidade. Às vezes, eles têm donos, mas não recebem comida. Então separamos uma parcela das doações de ração que recebemos para alimentá-los”, contou.
Quem tiver interesse em ajudar com doações ou pretende adotar um animal, deve entrar em contato com a ONG por meio da página oficial do grupo no Facebook: “Yawara Associação de Proteção Animal”, onde serão repassadas todas as informações necessárias. (B.B)