Com a audiência pública para debater a retomada das aulas presenciais nas escolas de todo estado, marcada para ocorrer virtualmente no dia 18 deste mês na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), a Associação dos Estudantes de Roraima (Assoer) manifestou-se a respeito do tema.
De acordo com o presidente da Assoer, Jean Farias da Costa, a associação está preocupada com um possível retorno das aulas nesse momento, tendo como exemplo o que ocorreu no estado do Amazonas.
“As aulas no Amazonas tiveram que ser suspensas logo depois, pois os casos confirmados aumentaram nas escolas e as aulas foram suspensas mesmo que por um dia. Por isso, os professores entraram em greve e pediam a suspensão das aulas”, destacou Farias.
Na nota a Assoer defende o retorno das aulas presenciais apenas após a distribuição de vacina. “Reivindicamos também a distribuição de kits completos de higiene e EPI’s aos professores e estudantes”, diz trecho da nota.
Ainda na nota a Assoer faz críticas ao sistema de Ensino à Distância – EaD que foi adotado pelo governo estadual no mês de março.
“Citamos nossas críticas ao sistema EaD, disfarçado de ensino remoto, destacando sua debilidade, que causam sérias implicações sobre o processo de ensino/aprendizagem entre estudantes e professores, além de ser um método excludente perante a realidade da luta de classes no Brasil, onde poucos têm acesso a internet de qualidade ou aparelhos tecnológicos que são usados no EaD”, diz outro trecho da nota.
Ainda na nota, a associação relata que parte dos estudantes não foram alcançados com o sistema de ensino remoto.
“Vivemos em um país de desigualdades e o resultado é que cerca de 11% dos estudantes da capital e 5% dos demais municípios e interior não foram alcançados. Isso mostra o quanto excludente e não-funcional é o ensino remoto”, cita a Assoer.
OUTRO LADO – Por meio de nota, a Seed (Secretaria de Estado da Educação e Desporto) esclarece que não há data prevista para o retorno das aulas presenciais nas escolas da rede estadual de ensino.
Reforça que conforme a Portaria N° 1123/2020, o ensino remoto foi suspenso no período de 1° a 30 de setembro.
A medida foi adotada para que a Seed possa fazer uma avaliação do período, uma vez que desde o dia 06 de abril a rede estava ofertando o ensino remoto.
O mês de setembro será para redimensionar as ações pedagógicas, realinhar o Plano de Trabalho Escolar e também realizar a busca ativa de alunos que não foram atendidos no período.
A Seed informa que no mês de julho, 66% dos 40.633 estudantes matriculados nas escolas da Capital foram alcançados com atividades online; outros 23% com atividades impressas e 11% dos alunos não foram alcançados. No interior, zona urbana e rural, 47% dos 17.951 estudantes foram atendidos com aulas online, outros 47% com atividades impressas e 6% dos estudantes não foram atendidos.
Destaca ainda que os desafios da oferta do ensino remoto estão sendo vivenciados em todo o Brasil e que o Governo do Estado/Seed está trabalhando no sentido de minimizar os prejuízos educacionais impostos pela pandemia da Covid-19.