Cotidiano

Até 1º de março autônomos terão desconto de 20% no Imposto Sobre Serviços

O benefício será concedido para quem pagar cota única. Quem optar pelo pagamento em duas parcelas não terá o desconto. Quem tiver dúvidas, pode procurar o balcão de atendimento da SEPF

Os profissionais autônomos de Boa Vista terão 20% de desconto no pagamento do Imposto Sobre Serviços (ISS), caso paguem em parcela única e até o dia 1º de março. O pagamento pode ser parcelado em até duas vezes, mas quem optar pelo parcelamento, não terá desconto e a primeira parcela deverá ser abatida até o dia 1º do próximo mês. A segunda parcela poderá ser paga até o dia 4 de abril.

Conforme calendário tributário, publicado em dezembro do ano passado, o pagamento do ISS pelos autônomos é obrigatório. O secretário municipal de Finanças, Márcio Vinícius, explicou que o desconto tem como objetivo incentivar os contribuintes a quitar o débito. Além disso, o pagamento do imposto é fundamental para o desenvolvimento da cidade.

“O ISS é uma das principais fontes de receita do município, sendo fundamental para o desenvolvimento de políticas públicas e investimentos em diversas áreas, como saúde, educação e segurança e o crescimento da cidade. E o desconto é uma vantagem para o contribuinte”, afirmou o secretário.

O boleto para pagamento está disponível no site https://boavista.saatri.com.br/Inicio. Quem preferir, pode comparecer ao balcão de atendimento da Secretaria Municipal de Economia, Planejamento e Finanças (SEPF), na rua Coronel Pinto, 188, Centro, no horário comercial, de segunda a sexta-feira das 8h às 14h.

Outros tributos – Além do ISS para autônomos, o Calendário Tributário do Município (Catrim/2023) também inclui as datas de pagamentos do IPTU, CIP, TCL, TLEA, TAC. 

Outro benefício – Além dos 20% para quem pagar a em cota única até o prazo estabelecido no Catrim, a Prefeitura dá isenção do Imposto Sobre Serviços (ISS) para profissionais autônomos, recém-formados nos dois primeiros anos de cadastro. São beneficiados os prestadores de serviço e recém-formados em curso técnico e superior.