Cotidiano

Atendimento ambulatorial para transplantados está suspenso

A Secretaria de Saúde informou que por causa da pandemia causada pelo coronavírus (covid-19) foi necessário suspender os atendimentos ambulatoriais

Pacientes transplantados renais procuraram a FolhaBV para informar que estão enfrentando dificuldades no acesso a atendimento com médico especialista. De acordo com a denúncia, feita por membros da Associação dos Transplantados Renais de Roraima (Astrar) desde o mês de janeiro a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) estaria sem nefrologista para atender os pacientes.

Por meio de nota enviada nessa terça-feira, 12, pela Secretaria de Saúde (Sesau) informou que por causa da pandemia causada pelo coronavírus (covid-19) foi necessário suspender os atendimentos ambulatoriais, visando a segurança de pacientes imunosuprimidos.

A nota diz ainda, que foram tomadas as medidas necessárias junto a Coordenadoria Geral de Assistência Farmacêutica (CGAF), para que os pacientes continuem recebendo a medicação sem prejuízos para o tratamento médico e desta forma, mantendo a continuidade do uso dos remédios, porém não informou quais medidas foram essas.

Ainda na nota, a Sesau informou que devido a necessidade de prolongamento do período de isolamento social, a pasta já estuda uma maneira de retomar parcialmente o atendimento aos pacientes transplantados.