A Prefeitura de Boa Vista iniciou uma nova estratégia para ampliar o acesso dos usuários aos exames laboratoriais e criou mais nove pontos de coleta: em cinco unidades básicas de saúde, no Família que Acolhe e em três laboratórios.
Com a estratégia, os exames passam a ser coletados nesses pontos pelos profissionais do laboratório credenciado, seguindo um cronograma semanal.
Assim, não haverá mais necessidade das pessoas se deslocarem aos laboratórios longe de casa.
O superintendente de atenção especializada Alan Freitas, explica que os exames são coletados nos pontos, sendo então encaminhados aos laboratórios para análise e posteriormente os resultados voltam às unidades de coleta para a entrega ao paciente.
“Os exames serão marcados todos os dias pelas direções das 34 unidades básicas de saúde, durante toda a semana, e seguindo o cronograma de agendamentos dos laboratórios nos 9 pontos de coleta, onde os usuários deverão comparecer na data e horário marcados”, disse.
A nova estratégia vai garantir mais conforto ao usuário, que já sairá da unidade de referência com o exame agendado. O secretário municipal de saúde, Cláudio Galvão, destaca o esforço da prefeitura para ampliar o acesso aos serviços de saúde.
“Mesmo diante da visível crise migratória que temos sofrido, a prefeita Teresa Surita tem priorizado o atendimento à saúde da nossa população, facilitando agora o acesso à coleta de exame próximo das residências. Esse é mais um trabalho que faz parte de um grande planejamento de melhoria na saúde do nosso município”.
Dona Maria das Dores de Jesus, 74, foi a um dos pontos de coleta na UBS Mariano de Andrade, no bairro Caranã, nesta segunda-feira (13). Ela afirma que o atendimento melhorou muito.
“Nossa, antes tinha que ir lá no centro da cidade para fazer os exames, hoje não, estou aqui no posto, perto de casa, isso facilita muito para gente que mora aqui no bairro”.
As salas de coleta estão funcionando em 9 pontos, em locais estratégicos, dentro de cada área de abrangência dos bairros: