Cotidiano

Atendimento presencial no TRE será retomado na próxima segunda, 28

Só será atendido quem apresentar o certificado de vacinação completa contra a Covid-19 

O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) retomará, a partir desta segunda-feira, 28 de março, o atendimento presencial ao público nos oito cartórios do Estado, de segunda-feira a sexta-feira, das 8 às 15 horas, conforme a Portaria nº 166/2022. Nesse período, continua dispensada a coleta de dados biométricos e haverá um limite diário de 40 pessoas por atendente em cada zona eleitoral. 

O atendimento presencial estava suspenso desde março de 2020 por causa da pandemia. Mesmo com o reinício das atividades presenciais, o eleitor poderá resolver todas as suas pendências (tirar o primeiro título, fazer transferência de domicílio, atualizar os dados cadastrais, regularizar a situação eleitoral, emitir certidões entre outros serviços) sem sair de casa, pelo sistema Título Net. Basta acessar o site tre-rr.jus.br, na aba Serviço ao eleitor e clicar em Atendimento online. Uma das novidades é que agora o cidadão pode imprimir o título de casa, acessando tse.jus.br, Serviço ao eleitor, Autoatendimento do Eleitor. 

O assessor jurídico da presidência do TRE-RR, Fábio Leite, destacou que, para ser atendido presencialmente, o eleitor deverá seguir todos os protocolos sanitários, como: uso de máscara, distanciamento social de 2 metros, aferição de temperatura na entrada do prédio e comprovação que completou o esquema de vacinação, por meio de cartão de vacina ou certificado de vacinação emitido pelo aplicativo Conecte-SUS, do Ministério da Saúde. Pessoas não vacinadas devem apresentar teste RT-PCR ou teste antígeno negativos para Covid-19 realizados nas últimas 72h. 

“A coleta biométrica permanece suspensa, como medida de prevenção ao contágio pela Covid-19. Assim, quem ainda não tirou a fotografia, nem coletou as digitais, deve aguardar a orientação do Tribunal Superior Eleitoral para fazê-lo”, ressaltou Leite, ao lembrar que também não será exigida a juntada de documentos físicos ao requerimento, como comprovante de residência ou de identificação, bastando apresentar os originais no momento do atendimento. 

Quem tiver qualquer dúvida pode entrar em contato pelo WhatsApp com as oito zonas eleitorais nos seguintes telefones: 1ª Zona Eleitoral (2121-7091); 2ª ZE (2121-7092); 3ª ZE (2121-7093); 4ª ZE (2121-7094); 5ª ZE (98107-9819); 6ª ZE (2121-7096); 7ª ZE (2121-7097); e 8ª ZE (2121-7098).