Durante a pandemia, os atendimentos de urgência na odontologia aumentaram pela busca de pacientes que procuram o atendimento depois do horário comercial.
A cirurgiã-dentista Nayara Matias explica que essa busca se tornou maior porque os pacientes estão com a imunidade baixa e com o psicológico abalado.
“Por esse motivo, as pessoas acabam procurando mais o atendimento odontológico”, frisa.
A dentista comenta que apesar disso, algumas pessoas costumam não saber o que devem procurar na urgência e confundem procedimentos como manutenção do aparelho e limpeza dental como urgente.
Ela diz quais os procedimentos são classificados como urgência pela odontologia.
“A extração de dente, tratamento de canal, manutenção de próteses e traumas são os principais. No consultório, a queixa principal é extração de dente, o paciente chega com dor e vemos o diagnostico”, pontuou.
A profissional frisa que os traumas são causados por um acidente, principalmente quando uma criança cai e se machuca quebrando os dentes.
Nayara frisa que os outros procedimentos também estão sendo feitos, mas com menos prioridade (Foto: Divulgação)
Outro fator importante nesse momento de pandemia na odontologia é sobre os riscos que os profissionais enfrentam por lidarem diretamente com a boca do paciente.
“Sempre estivemos preparados para situações como essa por causa dos aerossóis com vírus que ficam no ambiente”, esclareceu.
“Nesse momento, tivemos os que escalar mais profissionais para que pudessem atender em horários alternados para evitar aglomeração. Alguns atendimentos que eram por ordem de chegada, tiveram que ser por agendamento”, informa.
Além desses cuidados, o uso dos Epi (Equipamento de proteção individual) foi intensificado na hora do atendimento.
A dentista ainda alertou que estudos recentes mostram que a saúde bucal do paciente afeta diretamente em caso da pessoa estar infectada como o covid-19.
“Casos de tártaro, gengivite e periodontite, agrava a situação dos pacientes infectados pelo novo coronavírus”, diz.