O Hospital Geral de Roraima (HGR), referência para o atendimento de alta complexidade em urgência e emergência e que possui a maior demanda no Estado, realizou 604 atendimentos no período natalino, entre os dias 23 e 25 de dezembro deste ano. O número é 10% menor em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram realizados 677 atendimentos na unidade de saúde.
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), este ano a equipe multiprofissional prestou assistência a 500 pacientes em decorrência de casos clínicos, sendo 486 relacionadas a pronto atendimento, três por arma branca e três por arma de fogo, 50 por acidentes de trânsito, quatro por acidentes de trabalho, um acidente com bicicleta e dois atropelamentos.
Em 2015, no feriado prolongado do período natalino, as unidades hospitalares de urgência e emergência do Estado receberam quase 3,5 mil atendimentos, dos quais mais de um terço corresponde a acidentes relacionados à imprudência e ingestão de bebidas alcoólicas. Foram mais de 300 pacientes atendidos só no Pronto Socorro Francisco Elesbão, nos quais situações como acidentes de trânsito, agressões com armas de fogo, armas brancas e outros eventos relacionados ao consumo de bebida alcoólica representaram mais da metade das entradas.
Segundo o gerente-geral do Pronto Socorro, Douglas Teixeira, o balanço de atendimentos na unidade em 2016 ficou dentro da expectativa. “O serviço se preparou para a demanda e o que nos chamou a atenção foi a redução expressiva no pronto atendimento. Além disso, achamos positivo a queda de 67% nos acidentes de carro, pois esse ano tivemos apenas quatro ocorrências”, disse.
Apesar disso, o médico chamou atenção para os casos envolvendo armas de fogo e acidentes de moto. “Infelizmente esse ano tivemos três casos, e isso é alarmante uma vez que arma de fogo é potencialmente mais letal que os ferimentos de arma branca, em que tivemos redução. Os acidentes de moto continuaram e subiram praticamente 15%”, destacou.
Ele alertou para a necessidade de conscientização por parte da população para que se reduzam os números de atendimentos, tanto no natal quanto no ano novo. “Realmente é preciso a conscientização da população em ter na mente que é um momento que deve ter responsabilidade e, com isso, teremos a redução de vários acidentes”, frisou. (L.G.C)