Cotidiano

Ato de apoio a Bolsonaro terá policiamento intensificado

Instituições municipais, estaduais e federais farão policiamento durante concentração e carreata

Todos os órgãos do sistema estadual e municipal de segurança pública e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) estarão envolvidos nas manifestações agendadas para esta terça-feira, 7 de setembro. O ato é organizado por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro e tem como pautas a defesa do voto impresso e o impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal.  

Na tarde de ontem, 6, o governador Antonio Denarium convocou uma reunião com vários órgãos da Segurança Pública. Ele afirma que as instituições vão auxiliar “na manutenção da ordem e na tranquilidade da população no movimento absolutamente democrático de 7 de setembro”. “Apoiamos todo e qualquer movimento que tenha como foco a valorização da democracia e das instituições”, disse pelas redes sociais. 


Em seu gabinete, governador Antonio Denarium reuniu organizadores do evento e instituições estaduais de Segurança Pública (Foto: Facebook)

A Polícia Militar manterá policiamento na Praça do Centro Cívico e na Praça Fábio Marcos Paracat e acompanhará a carreata, em parceria com o Detran, nas orientações sobre o trânsito. O Corpo de Bombeiros Militar e a Polícia Civil também trabalharão no local.

Segundo o Governo do Estado, a segurança não vai se limitar às instituições estaduais. Agentes da Força Nacional de Segurança e da Polícia Rodoviária Federal também devem reforçar a segurança. Além disso, foi solicitado apoio da Guarda Civil e da Superintendência Municipal de Trânsito.

“Todo o trabalho a ser realizado é de atenção e prevenção, para garantir paz e tranquilidade durante as manifestações”, diz o Governo, em nota.

Tendo como pautas a “garantia de liberdade; Deus, pátria, família e liberdade; voto impresso e impeachment dos ministros do STF Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes”, o movimento será realizado na manhã deste Feriado da Independência com uma ampla logística. Apesar do todo o aparato, os organizadores garantem que o ato não é patrocinado por políticos locais. 

Orientações

Entre as orientações dos organizadores, uma diz respeito a possíveis “infiltrados”. “Ao identificar possíveis invasores ou infiltrados, alertar a polícia e os organizadores imediatamente e evitar o confronto físico”.

As organizações também orientam procurar estacionar fora do perímetro do Monumento do Centro Cívico.

Ônibus identificados com bandeiras do Brasil sairão de dos seguintes pontos a partir das 8h:    

Praça Germano Sampaio;
Praça Cidade Satélite;
Pátio Roraima Shopping;
Praça Nova Cidade;
Praça do Cruviana. 

A carreata está prevista para iniciar às 10h, com participação de carros, motocicletas, trios elétricos, caminhões e até carretas.